Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dólar sobe 1,5% e Ibovespa fecha em queda pressionado por ações da Vale

    Recentes sinais de força na economia dos Estados Unidos provocavam compras de dólar e pressionavam as moedas de mercados emergentes

    Manuela Tecchio e Leonardo Guimarães, do CNN Brasil Business, em São Paulo

    O Ibovespa fechou o dia em queda de 0,39%, para 119.260 pontos. O índice começou o dia em alta, mas virou para queda ainda pela manhã. 

    O dólar fechou em firme alta de 1,49% ante o real nesta quinta-feira, negociado a R$ 5,4496, em dia de um rali global da moeda norte-americana guiado pela percepção de maior atratividade dos mercados nos Estados Unidos, após sinais de que a maior economia do mundo está se recuperando mais rapidamente da crise gerada pela pandemia.

    O número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego diminuiu na semana passada, e as novas encomendas de produtos fabricados nos Estados Unidos subiram mais do que o esperado em dezembro, conforme dados divulgados nesta quinta.

    “O relatório de empregos dos EUA amanhã deve sugerir mais ainda que o pior da queda econômica pode já ter ficado para trás”, disse o Wells Fargo em nota.

    As ações do Bradesco (BBDC3, BBDC4) subiram pelo menos 3%, no topo do Ibovespa, depois que o banco superou com folga previsões do mercado para o lucro do quarto trimestre. O controle de despesas operacionais e o aumento do crédito compensaram o efeito de maiores provisões para perdas com calotes devido aos efeitos da pandemia da Covid-19.

    A Braskem (BRKM5) avançou 2,9% depois que retomou a produção de cloro-soda e dicloretano da sua unidade no bairro do Pontal da Barra em Maceió (AL), que estava paralisada desde maio de 2019, de acordo com fato relevante da petroquímica nesta quinta-feira.

    Enquanto isso, a Vale (VALE3) informou produção de 300,4 milhões de toneladas de minério de ferro em 2020, com recuo de 0,5% ante o ano anterior. A queda nas vendas, no entanto, foi maior. Isso porque a companhia buscou repor estoques apesar das compras recordes da China. Os papéis da mineradora caíram 1,35%. 

    O governo de Minas Gerais e a empresa Vale assinaram, na manhã desta quinta-feira (4), um acordo bilionário como forma de reparo aos danos causados pelo desastre ambiental de Brumadinho. Ao todo, o valor da indenização é R$ 37 bilhões, um dos maiores acordos de reparação do mundo.

    O Congresso também segue no radar dos investidores da B3, após os presidentes dos três Poderes da República terem enfatizado a necessidade de harmonia entre eles e lembraram dos desafios econômicos, sociais e sanitários para 2021, com destaque à vacinação da população brasileira. 

    Lá fora 

    Os principais índices acionários dos Estados Unidos encerraram em firme alta nesta quinta-feira, com S&P 500 e Nasdaq registrando máximas recordes de fechamento, após outra safra de balanços positivos e dados sugerindo que o mercado de trabalho pode estar se estabilizando.

    O Dow Jones subiu 1,08%, para 31.055 pontos, o S&P 500 ganhou 1,09%, para 3.871 pontos, e o Nasdaq valorizou-se 1,23%, para 13.777 pontos.

    O mercado acionário da China fechou em baixa nesta quinta-feira, reduzindo parte das fortes perdas registradas mais cedo na sessão, uma vez que preocupações com sinais de tensão na liquidez antes do feriado do Ano Novo Lunar compensavam as contínuas entradas de capital.

    O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,21%, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,44%.

    Em Tóqui, o índice Nikkei recuou 1,06%, a 28.341 pontos.

     

    Tópicos