Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Meirelles: valor de ajuda da União a estados é justo

    Em entrevista exclusiva à CNN, o Secretário de Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, falou sobre a proposta de ajuda a estados e municípios durante pandemia

    Da CNN, em São Paulo

    Em entrevista exclusiva à CNN nesta quarta-feira (22), o Secretário de Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, falou sobre a proposta de ajuda a estados e municípios durante pandemia do novo coronavírus. Para ele, o valor de ajuda da União a estados é justo e a compensação deve ter base no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

    “O critério colocado pela Câmara é justo e atende a realidade. São Paulo é o estado que tem a maior parte da produção brasileira, cerca de um terço da economia brasileira e recolhe cerca de 29% do total do ICMS arrecadado no país. Portanto, é o [estado] que tem a maior perda”, disse Meirelles. “É óbvio e correto que, na medida que se compense as perdas, cada estado receba proporcionalmente ao que perdeu.”

    Porém, na visão do governo federal e do ministro da Economia, Paulo Guedes, o projeto para socorrer estados e municípios aprovado pelo Congresso durante a crise da COVID-19 beneficia São Paulo em detrimento dos estados mais pobres.  

    Reabertura da economia de SP

    Em coletiva de imprensa realizada no começo da tarde de hoje, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que 74% de toda a estrutura econômica do estado de São Paulo está funcionando. O governador detalhou o plano de reabertura de estabelecimentos no estado a partir do dia 11 de maio.

    “Nós estamos esperando agora que, com a retomada gradual das atividades, de forma reponsável, vendo os dados médicos e da ciência, faremos com que as atividades econômicas possam voltar a crescer”, afirmou Meirelles.

     

     

    Tópicos