Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula tenta indicar culpado por desaceleração econômica, diz economista sobre críticas ao BC

    Consultora econômica Zeina Latif diz que essa posição do presidente traz incertezas ao cenário econômico do Brasil

    Diego MendesProduzido por Layane Serranoda CNN , São Paulo

    Neste sábado (4), a economista Zeina Latif falou à CNN sobre os ataques do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à autonomia do Banco Central.

    Segundo ela, as declarações são muito mais uma busca de identificar um responsável pelo cenário econômico do Brasil do que exatamente uma sinalização de que algo mais extremo vai ser feito.

    “Na minha visão, não acredito que se vá tão longe como rever esse marco institucional, que foi recentemente aprovado. Não é a intenção, é muito mais uma tentativa de colocar no colo do BC a responsabilidade pela desaceleração da economia, que já está acontecendo”, opina a economista.

    Latif disse que seria importante o presidente evitar esse tipo de crítica, porque tem uma agenda para o governo definir. “A gente não enxerga ainda um plano estruturado em que pese o compromisso com reforma tributária, por exemplo”.

    Para ela, o BC tem cumprido um papel importante. “Esse tipo de ruído traz mais incertezas, causando receio do retrocesso de termos de mudanças em relação à autonomia do Banco Central”, ressalta.

    Veja a entrevista completa com Zeina Latif no vídeo acima. 

    Tópicos