Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula assina decretos para nomeação de Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira para diretoria do BC

    Novos diretores devem participar de primeira reunião do Copom de 2024

    Expectativa é de que o BC realize um novo corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, que iria a 11,25% ao ano
    Expectativa é de que o BC realize um novo corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, que iria a 11,25% ao ano 14/02/2023 - REUTERS/Adriano Machado

    de Reuters

    Decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmaram as nomeações de Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira para comporem a diretoria do Banco Central (BC), conforme edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial da União.

    De acordo com o ato, os dois ocuparão os novos postos a partir de 1º de janeiro e, portanto, farão parte da primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de 2024, no fim de janeiro.

    A expectativa é de que o BC realize um novo corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, que iria a 11,25% ao ano. Os dois terão mandato até dezembro de 2027.

    Indicados no fim de outubro, os nomes foram aprovados pelo Senado em dezembro. Com a formalização, o Copom passará a ter quatro membros nomeados pelo governo Lula, de um total de nove.

    Picchetti, que é professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) substituirá Fernanda Guardado à frente da diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos. Teixeira, servidor de carreira do BC, assumirá a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta no lugar de Maurício Moura.

    O Diário Oficial da União desta quarta-feira também traz nomeações para cargos na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

    Veja também: Economia brasileira superou projeções em 2023