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    Lojas da Amazon e outras varejistas dos EUA cortam preços nas prateleiras; entenda

    Amazon Fresh disse que clientes terão descontos todos os dias de até 30% em 4.000 itens

    Parija Kavilanzda CNN , Nova York

    A Amazon Fresh, serviço de entrega de alimentos da gigante do e-commerce que também opera algumas lojas físicas, se juntou ao crescente número de varejistas que estão reduzindo seus preços nos Estados Unidos.

    Ela está oferecendo descontos em milhares de itens de mercearia, numa tentativa de motivar os compradores preocupados com os preços a adicionar um pouco mais aos seus carrinhos de compras.

    A Amazon Fresh disse que seus clientes nos EUA terão descontos todos os dias de até 30% em 4.000 itens na loja e on-line, e essas reduções serão alternadas semanalmente.

    Por que as varejistas dos EUA estão cortando preços?

    Várias grandes marcas do varejo norte-americano, dentre elas a Target e o Walmart, também baixaram seus preços nas últimas semanas.

    A jogada faz parte de uma estratégia para atrair os consumidores às lojas e gastar mais livremente tanto em compras essenciais, como alimentos, e em compras mais discricionárias, como roupas novas, itens decorativos para a casa, etc.

    A Target reduziu os preços de mais de 1.500 itens, desde manteiga até sabão em pó.

    A varejista afirma que seus clientes podem esperar “mais milhares de cortes de preços” – totalizando 5.000 itens.

    De acordo com a Target, os preços mais baixos visam “economizar coletivamente milhões de dólares para os consumidores” em produtos básicos domésticos e itens de uso diário, como leite, frutas frescas, fraldas e até ração para animais de estimação.

    Na semana passada, o Walmart também reduziu os preços de quase 7.000 itens em suas lojas, ao notar deflação em alguns itens essenciais.

    A mercearia Aldi e a vendedora de móveis e artigos de decoração Ikea também reduziram os preços recentemente.

    Os varejistas estão nervosos depois de aumentarem os preços à medida que a inflação disparou nos últimos anos.

    E agora, as famílias já não compram como antes, se vendo forçadas a escolher entre desejos e necessidades para não fazer o bolso sofrer com os preços altos. Nesse impasse, são as lojas que finalmente parecem estar cedendo.

    Este é um problema não apenas para os consumidores individuais ou mesmo para as grandes cadeias retalhistas, mas para toda a economia norte-americana, da qual cerca de dois terços provém dos gastos dos consumidores.

    Os consumidores recuaram há um ano, à medida que os custos subiram 20% a 30% mais do que há três anos e que os rendimentos não conseguiram acompanhar, disse Sarah Wyeth, diretora-gerente de retalho e consumo da S&P Global Ratings.

    Isso está fazendo com que consumidores de todos os níveis de renda procurem pechinchas. “Há menos dólares para os consumidores gastarem”, disse Wyeth. O desafio para os retalhistas agora é tirar os consumidores dessa mentalidade de fuga, acrescentou ela.

    O que está ficando mais barato no Amazon Fresh

    Os cortes de preços incluem carnes, frutos do mar, alimentos congelados, laticínios e queijos, bebidas, salgadinhos e massas, disse o varejista à CNN Internacional nesta sexta-feira (24).

    Os alimentos com desconto incluirão marcas nacionais e produtos de marca própria da Amazon.

    “Aumentar nossas ofertas semanais em milhares de itens e expandir o alcance do Prime Savings na Amazon Fresh é apenas uma maneira de continuarmos a investir em preços competitivos e economias para todos os nossos clientes – tanto na loja quanto online”, disse Claire Peters, vice-presidente mundial da Amazon Fresh, em comunicado.

    Para os membros Prime, o Amazon Fresh está economizando mais ao oferecer um desconto de 10% em centenas de itens de mercearia online.

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