Kraft Heinz quer resolver seus problemas de cadeia de suprimentos no metaverso
Testes online podem ajudar a acelerar o processo de colocação de um novo produto no mercado
A Kraft Heinz está usando o metaverso para ajudar a colocar Lunchables, Velveeta e ketchup nas prateleiras mais rapidamente.
No mês passado, a empresa anunciou um acordo com a Microsoft para ajudar a proteger sua cadeia de suprimentos, entre outras coisas, usando a automação para acelerar as operações e replicar as instalações da empresa online.
A Kraft criou “gêmeos digitais” no metaverso que permitem à empresa resolver problemas virtualmente. As táticas devem ajudar a Kraft a levar seus produtos às mercearias mais rapidamente e garantir que as fábricas funcionem da maneira mais eficiente possível.
“Estamos realmente comprometidos em apoiar nossos clientes no que chamamos de metaverso industrial”, disse Lorraine Bardeen, CTO da Microsoft Industry Solutions. “Isso significa que a Kraft Heinz poderá colocar seus produtos nas mãos dos consumidores mais rapidamente.”
Embora o metaverso seja um mundo virtual que ainda não está pronto, “metaverso” tornou-se um termo genérico para tudo virtual – incluindo soluções de logística que empresas como Kraft Heinz e Microsoft estão buscando.
O acordo, que a Kraft disse ser um de seus maiores investimentos em tecnologia, “aumenta nossa confiabilidade”, disse Carlos Abrams-Rivera, presidente da Kraft Heinz na América do Norte, acrescentando que deve ajudar a garantir “que estaremos lá sempre que você precisar de nós, independentemente da situação que o mundo está passando.”
Empresas como a Kraft viram suas cadeias de suprimentos serem testadas no início da pandemia, quando os restaurantes fecharam as portas e os consumidores começaram a fazer compras em pânico nos supermercados.
Para acompanhar a forte mudança na demanda, eles tiveram que tomar várias decisões rápidas, como priorizar produtos populares em detrimento de nichos e determinados tamanhos de embalagens em detrimento de outros.
Para a Kraft Heinz, isso significou, entre outras coisas, aumentar a produção de pacotes de ketchup para viagem. “Nós lidamos com isso muito bem”, disse Abrams-Rivera. Mas havia outras áreas onde “o estoque estava ficando preso no sistema”, disse ele.
A Kraft podia prever que a demanda por pacotes de ketchup aumentaria porque estava atenta às tendências internacionais. Mas quando a demanda mudou repentinamente em certas cidades ou estados porque, digamos, um aumento nos casos de Covid manteve as crianças em idade escolar em casa, a Kraft não conseguiu responder tão rapidamente.
Isso é ruim para os clientes, que podem ter encontrado prateleiras vazias, e é ruim para a Kraft, porque esses clientes podem ter se voltado para um concorrente.
A nova tecnologia deve ajudar a evitar a escassez, acredita a Kraft.
Lugar certo, hora certa
Então, como a automação e as instalações fabris virtuais podem ajudar a colocar os produtos nas prateleiras?
Abrams-Rivera deu este exemplo: um varejista da Costa Oeste decide oferecer uma promoção de uma determinada marca, aumentando a demanda por esse produto.
Normalmente, isso exige que muitos funcionários puxem muitas alavancas. Depois que o varejista faz o pedido, alguém da equipe da Kraft precisa ver a solicitação e alertar os armazéns, e assim por diante. Mas com a ajuda da Microsoft, a Kraft pode automatizar mais dessas etapas para acelerar o processo.
E depois há aqueles gêmeos digitais. Versões virtuais das instalações fabris da Kraft podem dar à liderança da empresa uma visão melhor de como eles funcionam – e o que precisa ser melhorado.
Uma única fábrica da Kraft pode fazer algumas coisas diferentes, como ketchup, molhos e vinagre, disse Abrams-Rivera. O mapeamento digital dessas instalações ajuda a Kraft a entender melhor as falhas no projeto e aumentar a eficiência.
Atualmente, a Kraft não possui “um sistema que nos permita mapear toda a fábrica para ver o melhor fluxo”, explicou Abrams-Rivera. Os gêmeos digitais vão mudar isso.
A opção virtual também pode permitir que a Kraft detecte erros antecipadamente, permitindo simular a produção. “Normalmente você não saberia até que você realmente colocasse o produto na linha”, disse Abrams-Rivera. Testes online podem ajudar a acelerar o processo de colocação de um novo produto no mercado.
Empresas se voltam para o metaverso
À medida que a ideia do metaverso ganha força, mais empresas estão procurando maneiras de se conectar virtualmente com os consumidores.
A Kraft, por exemplo, não está apenas usando a tecnologia para soluções de bastidores para desafios logísticos. Também está anunciando mais para jogadores.
A PepsiCo e a Coca-Cola também estão explorando maneiras de alcançar clientes em novas arenas virtuais. Para a PepsiCo, isso inclui jogos. E a Coca-Cola introduziu um refrigerante com sabor “Pixel” de edição limitada no videogame Fortnite.
“Eu vejo os jogos como o trampolim para esse novo fenômeno que chamamos de metaverso”, disse Adam Harter, vice-presidente sênior de mídia, esportes e entretenimento da PepsiCo, à CNN Business.
“À medida que as pessoas vivem suas vidas no metaverso, é fundamental que marcas como a nossa tenham certeza de que estamos onde esses consumidores estão vivendo suas vidas.”