Japão está pronto para tomar medidas “decisivas” em relação ao iene, diz ministro
"É importante que as moedas se movimentem de forma estável, pois movimentos bruscos e unilaterais são indesejáveis", disse Suzuki
O Japão está pronto para tomar medidas “decisivas” no mercado cambial se movimentos excessivos persistirem no iene, disse o ministro das Finanças, Shunichi Suzuki, nesta segunda-feira (3), em uma nova advertência contra os investidores que vendem a moeda.
“É importante que as moedas se movimentem de forma estável, pois movimentos bruscos e unilaterais são indesejáveis”, disse Suzuki em uma coletiva de imprensa após reunião do gabinete, referindo-se às recentes quedas bruscas do iene.
“Nós interviemos outro dia e dissemos que tomaríamos medidas decisivas conforme necessário. Não há dúvida de que isso protegeu contra movimentos especulativos”, disse ele.
As declarações fizeram pouco para evitar que o iene enfraquecesse ainda mais.
O dólar subiu brevemente para 145,40 ienes nesta segunda-feira (3), marcando o nível mais alto desde que o Japão interveio no mercado de moedas para sustentar o iene em 22 de setembro.
“Não há mudança em nossa posição de que daremos passos decisivos no mercado cambial conforme necessário”, disse Suzuki a repórteres após a alta do dólar para a máxima diária.