Inverno mais quente causa aumento do consumo de energia elétrica, alerta economista
À CNN Rádio, a pesquisadora do Climate Policy Iniciative na PUC-RJ, Amanda Schutze, afirmou que alta do consumo afeta o custo da conta de luz e, portanto, impacta o orçamento familiar
As altas temperaturas registradas até aqui durante o inverno estão entre as causas do aumento do consumo da energia elétrica até aqui.
Em entrevista à CNN Rádio, a pesquisadora do Climate Policy Iniciative na PUC-RJ, Amanda Schutze, explicou que, “com o calor, os aparelhos de ar-condicionado e ventiladores são mais utilizados, não apenas nas residências, mas também pelo comércio e empresas.”
“Os equipamentos elétricos acabam consumindo mais energia, pelo simples fato da temperatura ambiente estar mais elevada”, completou.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a capital do estado de São Paulo, por exemplo, viveu o julho mais quente desde o início da série história de medição de temperaturas, em 1943.
Um outro fator importante para o consumo elevado é a recuperação do setor do comércio em relação ao ano passado.
“O consumo aumentou 7% neste semestre em relação ao ano passado, por causa do retorno das atividades que estavam paradas ou reduzidas pela pandemia, o setor comercial representa quase 20% do consumo total no Brasil.”
Como consequência do maior consumo, vem a conta de luz mais cara. “A gente sabe que pesa muito no orçamento familiar, esse custo elevado pode prejudicar um momento já difícil, de recuperação pós-pandemia.”
De acordo com a especialista, o ideal seria o consumo racional de energia “porque reduz a necessidade da expansão da oferta de energia, e essa redução deve ser pautada pelo planejamento de longo prazo, com preocupação constante, não só em crise de abastecimento.”
*Com produção de Camila Olivo