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    Intenção de consumo das famílias tem maior patamar desde início da pandemia, diz CNC

    Quase quatro em cada dez brasileiros pretendem comprar produtos relacionados à Copa do Mundo

    Lucas Janoneda CNN no Rio de Janeiro

    Impulsionada pela Copa do Mundo e pela proximidade das festas de fim de ano, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Brasil avançou 1,3% em novembro, na comparação com o mês anterior, e chegou a 89 pontos. É o maior patamar desde o início da pandemia de Covid-19.

    O resultado foi divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta segunda-feira (21). No mesmo mês do ano passado, o indicador registrava 73,4 pontos.

    Segundo a CNC, o setor acelera desde julho. O resultado positivo em novembro foi puxado principalmente pela intenção de compra dos brasileiros para a Copa do Mundo 2022, que acontece no Catar, e teve início neste domingo (20).

    De acordo com o levantamento, 36% dos consumidores pretendem adquirir produtos relacionados ao mundial de futebol, como as camisetas da Seleção Brasileira, resultado 12 p.p. acima da Copa de 2018. A expectativa é da movimentação de R$ 1,5 bilhão no varejo.

    A população do Maranhão é a que mais deve consumir itens relacionados à Copa do Mundo, segundo a pesquisa. Já os brasileiros de Santa Catarina são os que menos devem gastar com os produtos. O ticket médio no Brasil gira em torno de R$ 211.

    O estudo mostra que 14,9% devem adquirir roupas; 14,6% focam em alimentos e bebidas para consumir em casa; já 3,8% pretendem comprar televisores. Mais de 54% devem pagar à vista, enquanto 43,6% projetam parcelar, aumento de 7,2 p.p. em relação a 2018.

    Além da Copa, as festas de fim de ano também aumentam a expectativa do consumo das famílias brasileiras em novembro, desde a Black Friday até o Natal. Por isso, o índice que mais cresceu em novembro foi o de Nível de Consumo Atual, com uma alta de 3,1% no mês (73,8 pontos).

    No caso da Black Friday, os consumidores avaliam que o cenário é melhor para a aquisição de bens duráveis. A data é conhecida pelo foco na venda de eletrônicos e eletrodomésticos pela internet.

    A percepção sobre a renda pelos brasileiros também melhorou em novembro e cresceu 1%, segundo o estudo da CNC. A categoria registrou 103,8 pontos, acima do patamar positivo de 100 pelo segundo mês seguido, o que não ocorria desde março de 2020.

    “A inflação mais moderada nos últimos meses, a contínua geração de vagas de trabalho formal e as maiores transferências de renda na reta final de 2022 também explicam o novo aumento da intenção de consumir das famílias”, diz o levantamento.

    Mais sensíveis às variações da inflação, com a queda do índice, as famílias com um faturamento de até dez salários mínimos registraram o maior aumento da intenção de consumir em novembro. O grupo registrou uma alta mensal de 1,3% (85,5 pontos), contra 1% de crescimento para as famílias que recebem mais de dez salários mínimos (106,1 pontos).