INSS: 45% dos peritos voltaram ao atendimento presencial
Retomada gradual acontece após um impasse sobre a volta das atividades presenciais entre o INSS e a Associação Nacional dos Médicos Peritos Federais (ANMP)
Um balanço divulgado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) apontou que 45% dos peritos voltaram a prestar atendimento presencial em 135 agências pelo país. Ao todo, os 421 servidores realizaram 3.796 perícias nessa quarta-feira (23).
A retomada gradual acontece após um impasse sobre a volta das atividades presenciais entre o INSS e a Associação Nacional dos Médicos Peritos Federais (ANMP).
Na segunda-feira (21), a (ANMP) começou a realizar vistorias em agências do INSS e constatou que 87 das 108 agências visitadas têm condições de voltar ao atendimento presencial, enquanto 21 foram consideradas inaptas.
À CNN, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, disse que as vistorias realizadas por peritos confirmaram os protocolos de segurança para a retomada. “Nós fizemos um trabalho de forma programada e com muito cuidado, e agora as visitas dos peritos confirmaram o que eu vinha falando desde o início: que o INSS tem um protocolo de segurança sanitária dos melhores que existem no Brasil”, avaliou.
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Na quarta-feira (23), a Justiça Federal do Distrito Federal suspendeu o retorno dos profissionais em agências que foram consideradas “inaptas”.
O juiz federal Márcio de França Moreira, da 8a. Vara do Distrito Federal, também determinou que “o corte de ponto, o desconto nas remunerações e a instauração de procedimentos disciplinares” contra os peritos também fossem suspensas.
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia informou à CNN que o governo irá recorrer.
Volta progressiva
O presidente do INSS ainda informou à CNN que o “retorno é progressivo” e que só alguns serviços estão serão realizados de forma presencial neste momento.
“Só alguns serviços estão sendo disponibilizados na agência nesse momento. A maior parte continua sendo feita remotamente pelo INSS”, informou. “Outros serviços podem ser requeridos pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS, e serão concedidos remotamente pelos servidores do INSS. Nesse momento, são apenas sete serviços nas agências”, acrescentou.
A retomada do atendimento da categoria nas agências estava prevista para até o final da semana passada, mas os peritos recusaram o retorno, alegando falta de condições de trabalho, além de riscos de contaminação pela Covid-19.
Questionado sobre a qualidade dos serviços, o presidente do INSS assegurou que há um “processo permanente de tentar melhorar a qualidade do INSS”.
“Inclusive, estamos discutindo com instituições como o Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública da União para fazermos um amplo acordo em melhorar cada vez mais a estrutura do INSS, para que o cidadão tenha um atendimento cada vez melhor”, encerrou.
(Com informações de Renata Agostini, da CNN)