Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Início de construção e licenças de moradias nos EUA caem em janeiro

    Redução nas taxas de hipoteca e melhora na confiança dos construtores sugerem que mercado imobiliário está perto de encontrar piso

    da Reuters

    O início de construção de moradias unifamiliares nos Estados Unidos caiu em janeiro, mas uma redução nas taxas de hipoteca e uma melhora na confiança dos construtores sugerem que o mercado imobiliário, atingido pela recessão, está perto de encontrar um piso.

    O início de construção de moradias unifamiliares, que representam a maior parte da construção de residências, caiu 4,3% no mês passado, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 841 mil unidades, informou o Departamento de Comércio nesta quinta-feira (16). A construção de moradias unifamiliares caiu 27,3% na base anual em janeiro.

    Taxas de hipoteca mais altas levaram o mercado imobiliário à recessão. Há sinais, no entanto, de que o pior já passou. O setor tem sido o maior afetado pela agressiva campanha de aumento de juros do Federal Reserve.

    A taxa fixa de hipoteca de 30 anos está em média pouco acima de 6%, forte recuo ante os 7,08% do início de novembro, de acordo com dados da agência Freddie Mac.

    O início de projetos habitacionais com cinco unidades ou mais caiu 5,4%, para uma taxa de 457 mil unidades. No geral, o início de construções de moradias caiu 4,5%, para uma taxa de 1,309 milhão no mês passado.

    Economistas consultados pela Reuters previam que o início de construções cairia para uma taxa de 1,360 milhão de unidades em dezembro. As construções diminuíram 21,4% em relação ao ano anterior.

    As licenças de construções unifamiliares caíram 1,8%, para uma taxa de 718 mil unidades, enquanto as de conjuntos habitacionais com cinco unidades ou mais subiram 0,5%, para 563 mil unidades. As licenças de construção gerais subiram 0,1% para uma taxa de 1,339 milhão de unidades.

    Tópicos