Índice de construção da CNI registra aumento do emprego no setor em agosto
Segundo a pesquisa, o número de empregados passou de 51,9 pontos em julho para 53,1 pontos em agosto, acima da linha divisória que indica expansão da atividade
A Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou alta da atividade e do emprego em agosto. O índice de empregados passou de 51,9 pontos em julho para 53,1 pontos em agosto, enquanto o nível de atividade da construção alcançou 55 pontos no mês passado.
Segundo a CNI, os números indicam uma expansão da construção no país, acima da linha divisória dos 50 pontos. Esta é a terceira vez consecutiva que o setor registrou crescimento na pesquisa mensal.
“Com o resultado de agosto, já são três meses de um bom nível de atividade e do emprego. O ritmo do crescimento está ficando cada vez mais disseminado e mais forte entre as empresas do setor, o que vem aumentando a confiança também”, destacou Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.
“Com este cenário positivo, a intenção de investir também vem aumentando para os empresários da indústria de construção”, disse.
Azevedo afirmou tratar-se da mais forte e disseminada expansão no indicador de emprego da construção desde que o índice passou a ser mensal, em janeiro de 2011.
“A expansão foi registrada em todos os setores da construção, em especial no setor construção de edifícios, que puxou o resultado geral para cima”, declarou.
Já a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) não variou entre julho e agosto, permanecendo em 68% —o mais elevado nível de utilização da capacidade para o mês de agosto desde 2013.