Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Impulsionada pelo turismo, alta de serviços veio acima do esperado, diz economista

    À CNN Rádio, o assessor econômico da Fecomercio-SP, Guilherme Dietze, afirmou que resultado positivo demonstra recuperação sólida do turismo

    Amanda Garcia

    A alta de 0,9% de abril para maio do setor de serviços, divulgada nesta terça-feira (12) pelo IBGE, é um “resultado melhor do que a gente esperava”, segundo o assessor econômico da Fecomercio-SP, Guilherme Dietze.

    Em entrevista à CNN Rádio, ele apontou que “chama a atenção o crescimento de setores ligados ao turismo, como hospedagem, transporte aéreo e alimentação.”

    O economista destaca que a base de comparação diante do ano passado, quando se vivia uma onda forte da Covid-19, não “exclui o fato de que as pessoas estão voltando gradativamente a sua normalidade, isso é importante e mostra recuperação de um setor tão importante como é o turismo.”

    A recuperação, de acordo com Dietze, atingiu um número 8,4% acima do nível de fevereiro de 2020, pré-pandemia, e 2,8% abaixo do período de 2014, que foi o mais alto da série histórica.

    “O conjunto do setor de serviços vem crescendo, com recuperação sólida.”

    Ao longo deste ano, a tendência seguirá de aumento, “mas em ritmo mais fraco”. Dietze reforça que a base de comparação será mais alta, porque neste período do ano passado havia aquecimento da economia.

    “Além disso, há a inflação nesse período sobre o turismo, sobretudo passagens, que tiveram aumento de 122% nas passagens aéreas, por exemplo, e com os serviços de turismo mais caros, as famílias tendem a diminuir os gastos”.

    *Com produção de Isabel Campos

     

     

    Tópicos