Imposto sobre exportação de petróleo poderia reduzir preços, diz ex-diretor da Petrobras
Segundo o especialista, com o imposto, poderia ser criado um fundo para compensar o valor na bomba
Em entrevista à CNN, neste sábado (28), o economista e ex-diretor da Petrobras Ildo Sauer afirmou que um “imposto sobre exportações de petróleo e derivados” poderia servir como uma alternativa para reduzir os preços dos combustíveis no Brasil.
Segundo o economista, o imposto poderia ser utilizado “para fazer um fundo”, compensando o valor na bomba.
“Nesse caso, mesmo com a legislação atual de paridade, se você tem um preço de exportação, a referência cai diretamente nesta proporção. Se o petroleo está US$ 100 e o imposto é de 40%, a referência com que o petróleo entra na refinaria brasileira vai ser US$ 60. Portanto, terá uma redução na base no preço dos derivados que vão sair para o mercado. Isso cai em toda a cadeia, inclusive, no ICMS”, explicou.
Isso seria uma solução no curto prazo, segundo o especialista. Para o longo prazo, ele menciona que a legislação criada em 1997 – onde foi estabelecido que no Brasil os preços da energia devem ser competitivos e que a Petrobras tem de atuar de maneira concorrencial – deveria ser alterada.
Sauer classifica ainda como algo negativo as trocas na presidência da Petrobras e enxerga “com preocupação” o que classifica como “interferências” na estatal.
Veja mais no vídeo acima.