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    Homem mais rico da Ásia quer relançar refrigerante indiano que rivalizou com a Coca-Cola

    Campa Cola deve chegar aos mercados em três sabores: cola, limão e laranja

    Rhea Mogulda CNN

    O homem mais rico da Ásia, Mukesh Ambani, anunciou planos para relançar uma icônica marca de refrigerante dos anos 1970 que já rivalizou com a Coca-Cola e a Pepsi, provocando uma onda de nostalgia nas redes sociais entre os milhões de indianos que cresceram saboreando a bebida.

    O Reliance Group de Ambani informou nesta semana que reintroduzirá a Campa Cola no mercado multibilionário de bebidas não alcoólicas da Índia neste verão em três sabores: cola, limão e laranja.

    A marca preencheu um vazio no país do sul da Ásia em uma época em que sua mais famosa rival americana, a Coca-Cola, não estava disponível, e a notícia de seu retorno despertou interesse de indianos de meia-idade que se lembram de tê-la bebido na juventude.

    Shailesh Desai, 60, de Mumbai, disse à CNN que se lembrava de como beber Campa Cola “afogava a apreensão” quando precisava contar ao pai sobre uma nota ruim em seu boletim escolar e dar um impulso de confiança quando queria fazer uma pergunta a uma garota em um encontro.

    Sukant Khurana escreveu no Twitter que se lembra de ter importunado seu avô para comprar a bebida para ele.

    “Tantas memórias de infância…Se tiver o mesmo sabor, a Campa Cola venderá com nostalgia”, escreveu ele.

    Enquanto isso, Atul Mohan tuítou que “algumas marcas permanecem atemporais. As pessoas ainda perguntam: ‘você vai beber Campa?’”

    Embora a Coca-Cola tenha sido introduzida na Índia na década de 1950, ela saiu do mercado pouco mais de duas décadas depois, quando o governo indiano introduziu um regulamento que exigia que ela revelasse sua fórmula.

    Na sua ausência, a alternativa indiana Campa Cola tornou-se imensamente popular e logo cresceu para liderar o mercado de refrigerantes do país.

    Como seu rival americano, sua popularidade foi alimentada por campanhas publicitárias cativantes que atraíram a juventude indiana.

    O ator de Bollywood Salman Khan apareceu em uma de suas campanhas de televisão mais famosas, enquanto seus anúncios impressos eram conhecidos por suas ilustrações pop-art e cores ousadas.

    A marca também tinha um slogan contundente, com uma pitada de apelo ao patriotismo: “O grande sabor indiano”.

    No entanto, sua popularidade começou a diminuir durante a década de 1990, quando o então primeiro-ministro da Índia, Narasimha Rao, e seu ministro das Finanças, Manmohan Singh, abriram o país para investimentos estrangeiros.

    As marcas estrangeiras de cola voltaram, com a Coca-Cola retornando em 1993 e a Pepsi e a Fanta também se tornando populares. A Campa Cola desapareceu gradualmente das barracas e prateleiras em todo o país.

    Com sua nova aquisição, a Reliance parece estar esperando atrair tanto os indianos nostálgicos pela marca quanto apresentar a cola a um público mais jovem que pode não se lembrar de sua encarnação anterior.

    “Ao apresentar Campa em seu novo avatar, esperamos inspirar os consumidores de todas as gerações a abraçar esta marca verdadeiramente icônica e desencadear uma nova empolgação no segmento de bebidas”, disse um porta-voz da empresa.

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