Haddad vai empoderar Simone Tebet na discussão do Orçamento, dizem fontes
Ação seria para compensar desgaste de nomeação no IBGE
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), pretende empoderar a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), na discussão do Orçamento de 2023, segundo fontes ouvidas por Raquel Landim, âncora da CNN.
Essa é uma tentativa de compensar o desgaste provocado pela nomeação de Marcio Pochmann para o comando do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quarta-feira (26).
Pochmann é apoiado pelo PT, mas recebe fortes críticas de setores liberais da Economia. Especialistas ouvidos pela CNN também avaliaram de forma negativa a indicação.
De acordo com fontes da equipe econômica do governo, o objetivo é reforçar a postura fiscalista da ministra para fortalecer a capacidade dela de dizer não a ministros e parlamentares.
Isso ajuda Tebet politicamente junto a sua base, já que ela se elegeu com essa bandeira, e também facilita a vida da Fazenda, conforme destaca Raquel Landim, da CNN.
A ministra mantém conversas com chefes de outras pastas sobre seus orçamentos no ano que vem. Na quarta-feira(26), ela esteve com Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, e Wellington Dias, do Desenvolvimento Social.
Nesta quinta-feira (27), estavam agendadas conversas com Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, e Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia.
Ainda segundo Raquel Landim, Haddad segue como interlocutor preferencial do governo com o Congresso até pela proximidade com o presidente Lula, mas a ideia é reforçar o papel de Tebet na discussão orçamentária.
*publicado por Tiago Tortella, da CNN