Haddad inicia agenda internacional com foco em COP28
Ministro da Fazenda passa por Oriente Médio e Alemanha
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), iniciou nesta terça-feira (28) uma agenda com uma série de compromissos internacionais, com destaque para a participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, a partir de sexta-feira (1º).
Lá, Haddad dará destaque ao Plano de Transformação Ecológica (PTE) liderado pela Fazenda.
Antes, por sua vez, o ministro acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Riad, na Arábia Saudita, onde a comitiva se encontra hoje com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.
“A reunião, agendada para o final da tarde pelo horário local, faz parte de uma série de compromissos dentro da agenda presidencial, visando fortalecer laços políticos e econômicos entre os dois países”, disse a Fazenda em nota.
Nesta quarta-feira (29), Haddad e Lula se encontrarão com empresários sauditas “na busca por oportunidades de comércio e investimento entre os dois países”.
Depois, a comitiva seguirá para Doha, no Catar, onde o ministro da Fazenda participa de eventos empresariais com foco na promoção do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e do PTE, com previsão ainda de encontros de alto nível com autoridades catari.
Já a chegada de Haddad em Dubai para a COP está prevista para quinta-feira (30). Segundo a Fazenda, na conferência, o ministro irá se reunir com autoridades internacionais ligadas ao meio ambiente e acompanhar Lula em eventos e encontros bilaterais.
Por fim, o chefe da Fazenda parte para a Alemanha no domingo (3) também acompanhando o presidente da República.
A previsão é de que Haddad participe de reuniões com ministros ligados à agenda econômica e climática para debater a cooperação bilateral entre os países. O ministro também participará da consulta interministerial Brasil e Alemanha, reunião presidida por Lula, informou a pasta.
A volta de Haddad ao Brasil está programada para terça-feira (5), com desembarque no Rio de Janeiro, onde o ministro deve participar da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados e Mercosul Social.