Guedes diz ver “dias ainda melhores à frente”, com perspectiva de queda de juros
A interlocutores, ele lembrou, inclusive, que alguns bancos já estão revendo a projeção para a alta do PIB neste ano acima de 3%.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que vê os juros caindo no ano que vem, retirando, assim, um obstáculo ao crescimento do país. “Dias ainda melhores à frente”, disse à CNN.
O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, que veio acima das expectativas do mercado, reflete algo que ele já vinha alertando: a economia brasileira mostra-se ainda mais forte do que o projetado pelo mercado e até pelo governo em suas estimativas oficiais.
Segundo Guedes, o Banco Central hoje está com “freio de mão puxado” devido à necessidade de se combater à inflação, movimento que o ministro caracteriza como “correto”, mas que desacelera o crescimento. Sem isso, como o ministro já sinalizou diversas vezes, o crescimento do país poderia ser ainda maior neste ano, na casa dos 4%.
Com essa esperada queda na Selic, a taxa básica de juros, no ano que vem, Guedes vê espaço então para impulso ainda maior ao ritmo da economia.
Desde cedo, o ministro tem comemorado o bom resultado divulgado pelo IBGE sobre o PIB, lembrando a pessoas próximas a relação com o “caminho da prosperidade”, mote da campanha de Jair Bolsonaro (PL).
A interlocutores, ele lembrou, inclusive, que alguns bancos já estão revendo a projeção para a alta do PIB neste ano acima de 3%.