Greve de ferroviários americanos é nova ameaça à economia dos EUA
Paralisação prolongada pode significar algumas prateleiras vazias nas lojas, fechamento temporário de fábricas que não têm as peças necessárias para operar e preços mais altos devido à disponibilidade limitada de vários bens de consumo
As ferrovias de carga dos Estados Unidos já pararam de aceitar remessas de materiais perigosos e outros materiais sensíveis à segurança por causa da ameaça iminente de uma greve na próxima sexta-feira (16).
A Union Pacific, uma das principais ferrovias nacionais cujas operações podem ser interrompidas pela greve, disse que a medida visa “proteger funcionários, clientes e as comunidades que servimos”.
Uma declaração do grupo comercial da ferrovia disse que eles precisavam dar esse passo para seguir as regras federais para “garantir que nenhuma carga desse tipo seja deixada em um trem desacompanhado ou sem segurança”.
Mas os sindicatos que representam os membros da tripulação do trem que ameaçam entrar em greve dizem que as novas restrições de frete da ferrovia são projetadas para pressionar o Congresso a impedir a saída dos sindicatos.
Eles disseram que a medida era “completamente desnecessária” e “não mais do que extorsão corporativa”.
“As ferrovias estão usando transportadores, consumidores e a cadeia de suprimentos de nossa nação como peões em um esforço para fazer com que nossos sindicatos cedam às suas demandas contratuais”, disse o comunicado dos sindicatos.
“Nossos sindicatos não vão ceder a essas táticas de medo, e o Congresso não deve ceder ao que só pode ser descrito como terrorismo corporativo.”
As declarações mostram o aumento das apostas na disputa trabalhista que pode levar à primeira greve nacional de ferrovias em 30 anos já nesta sexta-feira. Cerca de 60.000 membros do sindicato que trabalham para a ferrovia devem entrar em greve, incluindo os engenheiros e condutores que compõem as equipes de duas pessoas em cada trem.
Embora 45.000 outros membros do sindicato pertençam a sindicatos que chegaram a acordos provisórios com as ferrovias, uma greve de engenheiros e condutores paralisaria o sistema ferroviário de carga, que transporta quase 30% da carga do país.
É a última coisa que a economia dos EUA precisa enquanto luta para superar vários anos de problemas na cadeia de suprimentos.
Uma greve prolongada pode significar algumas prateleiras vazias nas lojas, fechamento temporário de fábricas que não têm as peças necessárias para operar e preços mais altos devido à disponibilidade limitada de vários bens de consumo.
“Embora essas ações sejam necessárias, elas não significam que uma paralisação do trabalho seja certa”, disse o comunicado da Union Pacific.
“O que queremos, e continuamos pressionando, é uma resolução imediata que forneça aumentos salariais históricos aos funcionários e permita que as ferrovias restaurem o serviço o mais rápido possível, evitando mais interrupções na cadeia de suprimentos em dificuldades”.
Congresso pode evitar greve
A lei trabalhista para funcionários de ferrovias e companhias aéreas é diferente da lei que controla as relações trabalhistas para a grande maioria dos trabalhadores do setor privado.
A Lei do Trabalho Ferroviário, a lei trabalhista mais antiga do país, permite que o Congresso tome medidas para manter os trabalhadores no trabalho em caso de greve ou bloqueio de trabalhadores pela administração.
Mas não está claro se o Congresso poderia agir rapidamente para encontrar uma medida bipartidária necessária para ganhar os votos para evitar uma greve, especialmente poucas semanas antes das eleições de meio de mandato cruciais.
Em julho, quando uma greve foi ameaçada pela primeira vez, o presidente Joe Biden usou os poderes que tinha na época para bloquear uma greve ferroviária.
Isso criou um período de reflexão de 60 dias durante o qual um painel que ele nomeou, conhecido como Conselho Presidencial de Emergência, ou PEB, analisou a disputa e apresentou um conjunto de recomendações.
Mas esse período de reflexão de 60 dias termina às 12h01 ET de sexta-feira, permitindo que o sindicato entre em greve ou as ferrovias bloqueiem os membros do sindicato. Biden não tem o poder de impedir uma greve ou lockout mais uma vez.
Sem um acordo trabalhista ou ação do Congresso para impor um contrato ou estender o período de reflexão, as ferrovias nacionais de carga ficarão paralisadas na sexta-feira.
“As ferrovias não mostram intenção de chegar a um acordo com nossos sindicatos, mas não podem bloquear legalmente nossos membros até o final do período de reflexão”, disse o sindicato em comunicado.
“Em vez disso, eles estão bloqueando seus clientes a partir de segunda-feira e prejudicando ainda mais a cadeia de suprimentos em um esforço para provocar uma ação do Congresso”.
A Câmara de Comércio dos EUA enviou uma carta à liderança democrata e republicana de ambas as casas pedindo que o Congresso esteja preparado para agir se os dois lados não conseguirem chegar a um acordo antes de sexta-feira.
“Continuamos acreditando que um acordo voluntário de todas as partes é o melhor resultado, mas agora está claro que o Congresso pode precisar intervir”, disse a carta.
Instou o Congresso a impor um novo contrato com base nas recomendações do PEB aos sindicatos que ainda não chegaram a um acordo provisório com as ferrovias. Ele levantou a possibilidade de estender o período de reflexão em vez de impor um contrato.
Greve seria sobre questões não salariais
As propostas do PEB incluíam um aumento imediato de 14% para 115.000 sindicalizados que trabalham para a ferrovia, incluindo pagamentos atrasados até 2020, e aumentos totalizando 24% ao longo dos cinco anos de vigência do contrato de 2020 a 2024.
O plano era bom o suficiente para oito dos 12 sindicatos, que juntos representam cerca de 45.000 ferroviários, concordaram com um acordo trabalhista provisório. Os acordos mais recentes vieram no fim de semana.
Mas quatro dos grupos, incluindo os dois sindicatos mais significativos que representam os engenheiros e condutores que compõem as tripulações de duas pessoas em cada trem, se recusaram a aceitar a proposta do PEB até agora.
Dois dos sindicatos — aqueles que representam os membros da tripulação do trem — dizem que seus membros nunca ratificariam um contrato que inclui os atuais níveis de pessoal e regras de programação.
Eles dizem que a falta de trabalhadores significa que seus membros precisam estar de plantão para se apresentar ao trabalho em cima da hora, sete dias por semana, mesmo nos dias em que não estão programados para trabalhar.
Essas regras não se aplicam aos membros dos sindicatos que chegaram a acordos provisórios.
Os sindicatos de engenheiros e condutores incluem cerca de metade dos membros do sindicato que trabalham para as ferrovias. E se eles entrarem em greve, mesmo que todos os outros sindicatos concordem em permanecer no trabalho, os trens não funcionarão.
A direção da ferrovia diz que o PEB considerou as exigências do sindicato quanto ao agendamento e foram “expressamente rejeitadas”.
“É fundamental que os sindicatos restantes cheguem prontamente a acordos que proporcionem aumentos salariais aos funcionários e evitem interrupções no serviço ferroviário”, disse o comunicado da administração.
Ele disse que os acordos com os sindicatos restantes devem ser “baseados na recomendação do PEB”.
Mas os sindicatos de engenheiros e maestros estão pressionando seus aliados no Congresso para que não tomem nenhuma medida para impor um acordo trabalhista aos trabalhadores que ainda não chegaram a um acordo ou para estender o período de reflexão.
Os sindicatos dizem que apenas uma greve pode resolver o problema e, se a administração quiser evitar uma greve, deve concordar em corrigir as regras de trabalho.
“Ao invés de travar a cadeia de suprimentos negando embarques, as ferrovias deveriam trabalhar para um acordo justo que nossos membros, seus empregados, ratificariam”, disseram os sindicatos.
“Para que isso aconteça, precisamos melhorar as condições de trabalho que estão na mesa de negociações desde o início das negociações.”
O secretário do Trabalho dos EUA, Martin Walsh, que se reuniu com os dois lados durante conversas mediadas na semana passada, novamente engajou os dois lados no domingo para pressioná-los a chegar a uma resolução que evite qualquer paralisação, de acordo com um comunicado de um porta-voz do Departamento do Trabalho.
Ele também cancelou uma viagem à Irlanda para fazer um discurso devido às negociações trabalhistas da ferrovia.
“Todas as partes precisam ficar à mesa, negociar de boa fé para resolver questões pendentes e chegar a um acordo”, disse o comunicado.
“O fato de já estarmos vendo alguns impactos do planejamento de contingência pelas ferrovias demonstra novamente que o desligamento de nosso sistema ferroviário de carga é um resultado inaceitável para nossa economia e para o povo americano, e todas as partes devem trabalhar para evitar isso”.
— Vanessa Yurkevich e Betsy Klein da CNN contribuíram para esta reportagem