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    Grandes lojistas dos EUA apontam mudança de comportamento dos consumidores

    Com o fim da pandemia, consumidores buscam mais por experiências pessoais, como viagens e outros serviços, em vez de bens

    Nathaniel Meyersohnda CNN , Nova York

    Macy’s, Costco e outras grandes redes dizem que os compradores estão diminuindo em suas lojas e mudando o que compram. Isso poderia ser uma bandeira vermelha para a economia dos EUA.

    A Macy’s cortou na quinta-feira (1º) sua previsão anual de lucro e vendas depois que a demanda dos clientes desacelerou.

    “O consumidor dos EUA, particularmente na Macy’s, recuou mais do que prevíamos”, disse o CEO da companhia, Jeff Gennette, em uma teleconferência de resultados. Os clientes “realocaram” os gastos com alimentação, itens essenciais e serviços, explicou.

    Gennette afirmou que a Macy’s aumentaria suas promoções para eliminar as mercadorias não vendidas.

    As vendas nos estabelecimentos da empresa caíram 8,7% no último trimestre, enquanto na loja de departamentos de luxo Bloomingdale’s caiu 3,9%.

    As ações da Macy’s ficaram estáveis ​​durante o início do pregão de quinta-feira.

    É a mais recente varejista a destacar as mudanças na demanda do cliente.

    O chefe financeiro da Costco, Richard Galanti, disse na semana passada que alguns clientes estavam trocando bifes e carnes bovinas mais caras por opções baratas, como porco e frango. Para ele, esta é uma tendência que tem sido comum em recessões anteriores.

    A Macy’s e a Costco atraem compradores de renda média e alta, e seus resultados mostram uma retração nesse grupo demográfico.

    Esses compradores consumiram a maior parte das roupas, eletrônicos, móveis e outros bens que desejam nos últimos três anos durante a pandemia.

    Agora, muitos estão transferindo seus gastos para viagens e outros serviços que não conseguiram encontrar no período. A forte demanda permanece por experiências pessoais nessas áreas.

    Isso significa um grande negócio para lazer e hospitalidade, já que os gastos devem aumentar neste verão, à medida que os consumidores abrem suas carteiras para experiências memoráveis.

    Enquanto algumas companhias aéreas e hotéis registram reservas recordes, essa mudança na demanda está prejudicando muitos varejistas.

    “A redução significativa da orientação de ganhos da Macy’s ressalta os desafios enfrentados pelos varejistas devido a um ambiente de gastos do consumidor mais brando e mudanças nos orçamentos para serviços”, disse David Silverman, diretor sênior da Fitch Ratings.

    Os compradores de baixa renda também têm menos dinheiro para gastar em compras discricionárias e estão desacelerando.

    A Dollar General disse que seus principais clientes de baixa renda estão rejeitando produtos discricionários, como artigos domésticos e roupas.

    A empresa reduziu sua perspectiva sobre a fraca demanda dos clientes, fazendo com que suas ações caíssem 20% durante o início do pregão de quinta-feira.

    “O ambiente macroeconômico é mais desafiador do que a [empresa] havia antecipado”, disse a companhia em um comunicado. Há “um impacto significativo nos níveis de gastos e comportamentos dos clientes”.

    Na semana passada, a Dollar Tree cortou sua perspectiva anual, e suas ações despencaram. A empresa disse que os compradores estão estocando o necessário e comprando menos produtos discricionários.

    Nem todos os varejistas estão lutando, no entanto.

    Alguns se beneficiam da mudança para alimentos e itens essenciais, como o Walmart.

    A empresa pode atingir uma ampla faixa de compradores e cerca de metade de suas vendas vem de mantimentos e outros produtos não discricionários. O Walmart disse que as famílias mais ricas estão comprando em suas lojas com mais frequência.

    Os varejistas de beleza também registraram vendas fortes, já que os compradores gastam em pequenas indulgências, como maquiagem e batom.

    As cadeias de cosméticos e cuidados com a pele Ulta e Elf estão registrando um aumento nas vendas.

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