Governo quer retomar exportação de carne para China a partir de quarta-feira
Após registro de mal da vaca louca no Pará, decisão sobre reabertura do mercado será tomada em reunião com representantes chineses nesta semana
O governo federal espera retomar a exportação de carne bovina para a China já nesta semana. O martelo será batido após reunião entre representantes do Ministério da Agricultura e cúpula da Administração Geral de Aduanas da China (GACC) nesta terça-feira (7).
Fontes do Ministério da Agricultura relataram à CNN que, a depender do que for acertado, as exportações já poderiam ser retomadas entre quarta-feira e quinta-feira. A pasta tem trabalhado para agilizar a volta da comercialização de forma “imediata”, desde a confirmação de que o caso de mal da vaca louca registrado no Pará foi mesmo atípico.
O entendimento do governo federal é de que não há mais impedimentos para a abertura do mercado, mas ainda é preciso se certificar de que a documentação apresentada às autoridades chinesas está completa.
Na semana passada, um exame realizado em um laboratório de referência no Canadá confirmou que o caso de mal da vaca louca registrado no Brasil é isolado, ou seja, sem prejuízos para a qualidade da carne bovina produzida no país.
A comercialização para China está suspensa desde o dia 23 de fevereiro, quando veio à tona a confirmação da doença em um boi de 9 anos, no Pará. O animal foi sacrificado e a carcaça incinerada.