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    Governo prevê retomar obras na Transnordestina em 2024 e apresentará Plano de Ferrovias no 1º semestre

    Também estão entre as prioridades da pasta para este ano, o trecho entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), da Fiol II, e entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), da Fico

    Ministro Renan FIlho, dos Transportes
    Ministro Renan FIlho, dos Transportes MTransportes

    Danilo Moliternoda CNN

    O Ministério dos Transportes prevê retomar em 2024 as obras em novo trecho da ferrovia Transnordestina, de Salgueiro até o Porto de Suape. Renan Filho, titular da pasta, apresentou perspectivas da pasta a jornalistas nesta quarta-feira (10).

    “Essa é a maior obra de infraestrutura em andamento no Brasil no momento, avaliada em quase R$ 12 bilhões, dos quais R$ 5 bilhões já foram investidos e R$ 7 bilhões estão em investimento”, detalhou Renan Filho.

    Ainda na Transnordestina, em 2023 houve avanço para a construção no chamado “L invertido”, que vai conectar o Piauí ao Porto de Pecém (CE). O ministro destacou o potencial da ferrovia para ligar o Nordeste à malha nacional.

    Também estão entre as prioridades da pasta para este ano, o trecho entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), da Fiol II, e entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), da Fico. Enquanto o primeiro inclui 485 km, o segundo, 363 km.

    A apresentação do Ministério ainda garantiu que o Plano Nacional de Ferrovias será apresentado no primeiro semestre deste ano. Como mostrou a CNN, a pasta faz últimos ajustes no arcabouço regulatório antes de anunciar seu pipeline de projetos.

    O governo quer ainda dar prosseguimento aos seguintes estudos para concessões:

    • Corredor Arco-Norte (Ferrogrão)
    • EF-118 (Rio-Vitória)
    • Corredor Leste – Oeste (Lucas do Rio Verde – Caetité)
    • Transporte Ferroviário de Passageiros – 6 trechos
    • Malha Centro-Leste (FCA),
    • Malha Nordeste (FTL), Malha Sul (Rumo) e Ferrovia Tereza Cristina (FTC)
    • Trem Intercidades (TIC)