Governo defende “discussão rigorosa” com Petrobras sobre redução de querosene de aviação
Executivo espera que queda do preço do combustível barateie passagens aéreas
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu nesta quarta-feira (31) que o governo tenha uma “discussão rigorosa” com a Petrobras sobre a redução do preço do querosene de aviação (QAV).
“A Petrobras, por ser quase a monopolista do QAV no Brasil, a discussão com ela deve ser mais rigorosa”, afirmou Silveira à imprensa.
Silveira, porém, disse que, além da Petrobras, é necessário conversar sobre o assunto com todo o setor de petróleo e gás.
A ideia do governo é que com a redução do preço do combustível, o preço das passagens aéreas também caia. O ministro reconhece, no entanto, que o debate precisa ir além.
“O Querosene de Aviação faz parte disso, mas não é só isso na nossa visão. Precisamos discutir o que o QAV representa em uma política vertical imprimida pelo Conselho Nacional de Política Energética a todos os fabricantes do Brasil”, disse Silveira.
Na tentativa de diminuir o preço das passagens, a Casa Civil tem organizado conversas sobre o tema. Na semana passada, o governo anunciou, a criação de um fundo de até R$ 6 bilhões para financiar companhias aéreas do país.
Nesta quinta-feira (1º) está prevista uma nova reunião para tratar sobre o querosene de aviação.