Governo autoriza que INSS antecipe o pagamento de benefícios no Amapá
Fornecimento de energia elétrica no estado foi normalizado nessa terça-feira (24)
O governo autorizou nesta quarta-feira (25) que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) antecipe o pagamento dos benefícios à população do Amapá, estado que sofreu com problemas no abastecimento de energia por mais de 20 dias.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. O texto autoriza que o pagamento dos benefícios de prestação continuada, previdenciária e assistencial ocorram no primeiro dia útil do cronograma, a partir de dezembro de 2020, e enquanto “perdurar a situação”.
Leia também:
Ministério de Minas e Energia diz que 100% da energia foi restabelecida no Amapá
Com apagão, distribuidora de energia do Amapá vive ‘situação financeira caótica’
A publicação, feita pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, leva em consideração a Portaria nº 2.938, de 21 de novembro de 2020, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, que reconheceu o Estado de Calamidade Pública em toda a área do território do Amapá, afetada por tempestade de chuva e raios.
No dia 3 de novembro, um incêndio em um gerador de energia causou um blecaute de 4 dias, e um apagão total dez dias depois. O fornecimento só foi normalizado nessa terça-feira (24).