Governo autoriza novos canais de TV Digital para 2,6 mi de pessoas; veja municípios contemplados
São Paulo terá 10 novas localidades aptas a transmitir sinal digital, elevando o alcance a mais de 1 milhão de moradores no estado
O Ministério das Comunicações autorizou novos canais em 21 cidades brasileiras para elevar o alcance da TV digital para mais de 2,6 milhões de pessoas.
As portarias com as liberações do serviço de Retransmissão de Televisão foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (28).
“Estamos comprometidos em levar à população brasileira o acesso à TV Digital, proporcionando aos cidadãos programações com mais qualidade e sem riscos de interferências nos canais”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
São Paulo (SP) terá 10 novas localidades aptas a transmitir sinal digital, elevando o alcance a mais de 1 milhão de moradores no estado. Confira abaixo os municípios paulistas que receberão acesso:
- Amparo (SP)
- Serra Negra (SP)
- Praia Grande (SP)
- Pirassununga (SP)
- Taquaritinga (SP)
- Novo Horizonte (SP)
- Mogi Guaçu (SP)
- Jaboticabal (SP)
- Itajobi (SP)
- Americana (SP)
Além de São Paulo, outros municípios, localizados em Minas Gerais (MG) e no Ceará (CE), também passarão a ser beneficiados com a maior variedade de conteúdo de TV Digital. Veja:
- Alfenas (MG)
- Araçuaí (MG)
- Araguari (MG)
- Conselheiro Lafaiete (MG)
- Betim (MG)
- Itajubá (MG)
- Itaúna (MG)
- Ouro Preto (MG)
- Poços de Caldas (MG)
- Pará de Minas (MG)
- Juazeiro do Norte (CE)
O Serviço de Retransmissão de Televisão (RTV) retransmite, de forma simultânea ou não, os sinais de estação geradora de televisão.
As emissoras autorizadas a executar os serviços de RTV poderão retransmitir os sinais vindos de estações geradoras de TV comercial ou educativa.
Nova geração da TV Digital
Em abril deste ano, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho detalhou o plano de implantação da TV 3.0 no Brasil, a nova geração da TV digital para canais da TV aberta e por assinatura.
A TV 3.0, de acesso gratuito, tem previsão para ser implementada em 2025 com melhorias de imagem e som, além de maior interatividade com o espectador.
A partir do novo padrão, a nova TV digital terá maior resolução e poderá chegar ao 4K ou até 8K. Além disso, ela trará outros benefícios, como a melhoria de cor, nitidez e contraste.