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    Gol será a primeira companhia aérea do mundo a retomar voos com o Boeing 737 Max

    A Gol vai retomar os voos comerciais com o Boeing 737 Max na próxima quarta-feira (9) e será a primeira companhia aérea do mundo a voltar a utilizar o modelo

    Por Anne Barbosa, , da CNN, em São Paulo

     A Gol vai retomar os voos comerciais com o Boeing 737 Max na próxima quarta-feira (9) e será a primeira companhia aérea do mundo a voltar a utilizar o modelo. A aeronave ficou proibida de voar por 20 meses depois de dois acidentes que deixaram 346 mortos na Indonésia e na Etiópia. Foram mais de 4.400 horas de testes e 1.350 voos antes da liberação. 

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    Avião Boeing 737 Max da Gol
    Foto: Divulgação

     A CNN estava a bordo do voo realizado nesta segunda-feira (7) para reapresentar o avião considerado um dos maiores sucessos da fabricante americana. Cerca de 60 pessoas embarcaram no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. O voo foi tranquilo, mais silencioso do que os voos no geral e durou cerca de uma hora. Uma turbulência leve foi sentida um pouco antes do pouso. 

    Das companhias aéreas que operam no país, apenas a Gol possui aeronaves do modelo. Sete no total. “No próximo ano, serão 17 aeronaves ao todo. Sem dúvida, essa aeronave agora é absolutamente segura”, disse Paulo Kakinoff, presidente da Gol. 

    A Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, aprovou no fim de novembro o retorno das operações da aeronave, isso depois que a autoridade federal de aviação dos Estados Unidos autorizou a retomada e divulgou uma nova diretriz detalhando as mudanças necessárias.

    Mudanças
    Dois pontos centrais fizeram com que a aeronave fosse liberada para voo: a correção do erro de software que causou os acidentes e o novo treinamento de pilotos para lidar com o sistema e seus possíveis problemas. No caso da Gol, 140 comandantes e copilotos já receberam treinamento na unidade da Boeing em Miami.

    O avião trabalha agora com as informações de dois sensores que monitoram o ângulo de ataque do avião. Antes, só havia um e, nos dois acidentes, o sistema enviou informações erradas. Agora, se há alguma divergência entre os dois, o sistema é inativado e o piloto segue no controle da aeronave.

    Os passageiros vão ser avisados com antecedência se o voo vai acontecer nesse modelo de avião. A informação vai ficar disponível no site da companhia e, se alguém não se sentir confortável em voar na aeronave, vai poder trocar de voo, sem pagar nenhuma taxa por isso.

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