Furnas aprova aporte e evita suspensão em processo de capitalização da Eletrobras
Com o aporte, feito por meio de subscrição de aumento de capital de Mesa, Furnas passará a deter 72,4% de participação na companhia
Furnas obteve aval da maioria dos credores debenturistas para conduzir um aporte de R$ 1,58 bilhão em Madeira Energia (Mesa), evitando a suspensão do processo de capitalização da Eletrobras, cuja precificação está marcada para a quinta-feira (9).
A oferta de ações da Eletrobras pode chegar a R$ 35 bilhões. Mesa é a empresa que controla a Usina Hidrelétrica Santo Antônio, que tem a concessão para operação da hidrelétrica. Com o aporte, feito por meio de subscrição de aumento de capital de Mesa, Furnas passará a deter 72,4% de participação na companhia, dos até então 43,06%.
Mais cedo, a Advocacia-Geral da União obteve uma decisão favorável do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e derrubou uma liminar que havia suspendido realização da assembleia de Furnas.
Foi o próprio presidente do TJ-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueiredo, que concedeu a decisão favorável ao governo.
O pedido para suspender a assembleia foi feito pela Associação dos Funcionários de Furnas, sob a alegação de que não foi respeitado o prazo mínimo para sua realização e que ela não foi devidamente informada.
Funcionários dizem que a assembleia é necessária porque houve suposta quebra de contrato de debêntures em uma operação que levou a um aporte financeiro para a Madeira Energia, responsável pela hidrelétrica Santo Antônio.
*Com informações da Agência Estado
Publicado por Thâmara Kaoru