Ford F-150 é clonada por fabricante chinesa – de novo
O que mais chama atenção é a frente da caminhonete chinesa. Os faróis na vertical e a grade com o logotipo da Foton são praticamente idênticos ao modelo da Ford
É comum que montadoras ocidentais acusem chinesas de copiar alguns de seus modelos. Mas a Ford está ficando calejada diante de tantas tentativas de clonagem da F-150, picape que faz muito sucesso nos Estados Unidos. Desta vez, a Foton, que fabrica caminhões e está presente no Brasil, está no radar dos amantes de carros.
Isso porque a chinesa vai apresentar no Salão do Automóvel de Pequim sua nova picape, batizada de Grande General. Até aí tudo certo. O problema é que ela é muito parecida com a Ford F-150 Raptor – muito mesmo.
O que mais chama atenção é a frente da caminhonete chinesa. Os faróis na vertical e a grade com o logotipo da Foton são praticamente idênticos ao modelo da Ford.
Na comparação com a F-150, as rodas não parecem ser um problema. Mas quem conhece um outro carro da Ford, o Lincoln Navigator, percebe que o design é muito parecido com o do SUV.
Ainda que o visual seja muito parecido, o desempenho certamente não é o mesmo. A picape gigante da Ford tem debaixo do capô um V6 com transmissão automática de 10 marchas. Seus 456 cavalos podem levar a gigante aos 100 km/h em apenas cinco segundos.
No modelo chinês, o motor é um 2.0, com apenas 238 cavalos de potência.
Se o veículo da Foton realmente for lançado no mercado chinês, vai concorrer com sua “musa inspiradora”, a F-150, que é vendida por lá. Até agora, a Ford não se manifestou sobre o assunto.
Curiosamente, esta não é a primeira vez que a F-150 Raptor é alvo de cópias. Em 2017, a Projen tentou emplacar o xxx (sim, este é o nome do modelo). Mais um vez, o flagrante pode ser feito ao bater o olho na grade frontal.
Em 2012, a JAC Motors, que tentou sucesso no mercado brasileiro, também foi acusada de copiar a F-150. A Ford, porém, conseguiu na justiça a anulação das patentes da JAC. No 4R3 da JAC até o logotipo – oval com fundo azul – mostrava a tentativa de cópia.
Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook