Fed não está declarando vitória sobre inflação, diz Powell após corte de juros
Federal Reserve reduziu os juros nesta quarta-feira (18) em 0,50 ponto porcentual
O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), Jerome Powell, comentou que ele e os outros dirigentes da instituição não estão “declarando vitória” sobre o controle da inflação nos Estados Unidos, pois ela está caindo, mas ainda está distante da meta de 2% ao ano.
O Federal Reserve reduziu os juros nesta quarta-feira (18) em 0,50 ponto porcentual.
Powell foi questionado se tal decisão foi adotada porque o Fed está atrás da curva, mas ele ressaltou que a decisão foi um ajuste de acordo com as condições econômicas.
“Não voltamos ao mundo de taxas de juros ultra baixas”, comentou.
Ele ainda pontuou que na reunião desta quarta “nada relacionado às eleições (à Casa Branca) foi discutido pelo Comitê”.
Também, ninguém deve olhar para o hoje e pensar que este é o novo ritmo de corte de juro, disse Powell.
Ele comentou que a redução de juros adotada pela instituição “é um movimento forte” que é um sinal de compromisso para atingir os dois mandatos do Fed e não ser influenciado por fatores políticos.
Por outro lado, Powell destacou que a redução de juros de 0,50 ponto porcentual nesta quarta não deve ser interpretada como o ritmo que o Fed seguirá nas próximas reuniões, pois as decisões para administrar os Fed Funds serão decididas a cada reunião de acordo com os dados econômicos.
“Estamos recalibrando a política monetária ao longo do tempo. Avançamos a política monetária no ritmo que avaliamos ser apropriado”, afirmou o presidente do Fed.