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    Fechamento de gasoduto nos EUA gera preocupação de gás a US$ 3

    O sistema Colonial Pipeline abrange mais de 5.500 milhas e transporta cerca de 45% de todo o combustível consumido na Costa Leste dos EUA

    Alexis Benveniste and Charles Riley, do CNN Business

    Um ataque cibernético forçou o fechamento do maior oleoduto de combustível dos Estados Unidos nesta sexta-feira (7), e analistas temem que a interrupção possa resultar em um aumento nos preços do gás.

    O sistema Colonial Pipeline abrange mais de 5.500 milhas e transporta cerca de 45% de todo o combustível consumido na Costa Leste. Transporta 2,5 milhões de barris por dia de gasolina, diesel, querosene de aviação e óleo para aquecimento doméstico.

    A Colonial Pipeline Company disse que foi vítima de um ataque de segurança cibernética que envolveu ransomware — malware que bloqueia o acesso ao sistema infectado.

    Em uma atualização no domingo, a empresa disse que suas quatro linhas principais continuam offline, mas algumas linhas menores entre terminais e pontos de entrega já estão operacionais. Os proprietários do oleoduto incluem Royal Dutch Shell (RDSA).

    “Estamos no processo de restauração do serviço para outras laterais e colocaremos nosso sistema completo de volta online apenas quando acreditarmos que é seguro fazê-lo e em total conformidade com a aprovação de todos os regulamentos federais”, acrescentou em um comunicado.

    A paralisação pode estender um salto recente nos preços da gasolina — especialmente se a interrupção persistir — causando dor aos motoristas à medida que o pico sazonal da demanda se aproxima.

    “O número de dias que a linha está fora de serviço é crítico”, disse Tom Kloza, chefe global de análise de energia do Oil Price Information Service, que monitora os preços do gás em 140.000 postos nos Estados Unidos, ao CNN Business.

    “A maior preocupação está nos estados costeiros do norte da Geórgia até a Península de Delmarva”, disse Kloza, referindo-se à península que inclui partes de Delaware, Maryland e Virgínia.

    O abastecimento do Nordeste pode ser facilmente complementado com importações estrangeiras de gasolina, disse ele, mas vários outros estados não têm essa vantagem. “O Tennessee também é uma preocupação primária de abastecimento, já que muitas vezes fica sem gasolina em circunstâncias normais”, disse ele.

    O Departamento de Transporte dos Estados Unidos disse no domingo que emitiu uma isenção de emergência de “horas de serviço” em resposta à paralisação que permitirá aos motoristas de caminhão que transportam gasolina, diesel e combustível para aviões trabalhar por mais dias.

    A oferta limitada pode significar preços de combustível mais altos para os motoristas durante a temporada de direção da primavera. Os futuros da gasolina nos EUA para entrega em maio ganharam 1,5% na segunda-feira, subindo para US $ 2,16 o galão. Os preços subiram até 4% no início do pregão.

    O preço médio nacional na bomba do gás normal é de US $ 2,97 o galão, de acordo com a AAA, um aumento de mais de 60% em relação ao ano anterior, quando os preços e a demanda estavam chegando ao fundo do poço. A média nacional pode ultrapassar US $ 3 o galão neste verão e subir ainda mais se os furacões atingirem a Costa do Golfo ou se houver mais interrupções no fornecimento.

    Analistas da GasBuddy, que monitora mais de 150.000 postos de gasolina na América do Norte, disseram que levará dias para que as condições normais retornem, mesmo depois que o oleoduto estiver novamente online.

    “É muito difícil determinar o valor exato que os preços podem subir, mas por agora, parece ser alguns centavos por galão, possivelmente tornando-se mais significativo se o duto permanecer fechado por mais de 2-3 dias”, escreveram os analistas .

    Andy Lipow, consultor de petróleo baseado em Houston e presidente da Lipow Oil Associates, enfatizou que o cronograma é crucial. “Dois dias podem ser compensados ??de maneira ordenada”, disse ele sobre a paralisação atual. Cinco dias, no entanto, pode ser um golpe muito mais significativo para a logística.

    A pandemia já havia pressionado o setor. Os Estados Unidos enfrentam uma escassez de caminhoneiros, depois que muitos deixaram o negócio há um ano, quando a demanda por gasolina quase parou durante as paralisações do coronavírus.

    O ataque também pode desencadear desafios para as entregas de combustível de aviação, disse Kloza. Muitos dos principais aeroportos da costa leste mantêm estoque de apenas três a cinco dias, portanto, uma suspensão de dois a cinco dias de um oleoduto que, em alguns casos, transporta o combustível diretamente para os principais aeroportos — como o aeroporto Hartsfield Jackson de Atlanta — pode ter um impacto dramático.

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