Exposição com Lira “dentro da lata de lixo” aumentou pressão por mudança na Caixa
Mudança já era esperada para atender uma demanda dos partidos de centro, mas ganhou celeridade, segundo integrantes da base do governo no Congresso
O governo anunciou nesta quarta-feira (25) a demissão de Rita Serrano para nomear Carlos Antônio Vieira Fernandes como novo presidente da Caixa Econômica Federal. Economista e servidor de carreira da Caixa, Vieira foi uma indicação do presidente da Câmara, Arthur Lira.
A mudança já era esperada para atender uma demanda dos partidos de centro, mas ganhou celeridade, segundo integrantes da base do governo no Congresso após Lira demonstrar “incomodo” com uma exposição de arte patrocinada pela Caixa. Em uma de suas obras, a imagem do presidente da Câmara aparece dentro de uma lata de lixo.
Segundo interlocutores, Lira não conversou sobre o assunto com os auxiliares diretos do presidente Lula. A mensagem de incômodo teria sido levada ao Planalto por meio de deputados próximos aos dois.
Em nota divulgada pelo Planalto, o governo informou que Rita Serrano “cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio.’’