Ex-assessor e braço direito de Guedes será secretário da Fazenda de Tarcísio
Nomeação de Kinoshita acontece após o próprio ministro Paulo Guedes recusar o convite para assumir o cargo,
O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, anunciou Samuel Kinoshita, ex-assessor de Paulo Guedes e considerado uma espécie de braço direito do ministro da Economia, como secretário da Fazenda de São Paulo a partir de 2023.
A nomeação de Kinoshita acontece após o próprio ministro Paulo Guedes recusar o convite para assumir o cargo, por ”pretender se dedicar aos próprios negócios”.
Durante a cerimônia de anúncio, nesta terça-feira (13), o governador eleito de São Paulo foi questionado se ainda pretende insistir em ter Paulo Guedes em seu governo como ”conselheiro”. Sua resposta foi: ”aguardem as cenas dos próximos capítulos”.
Além de Kinoshita, Tarcísio anunciou ainda outros seis nomes que devem compor seu time de governo.
São eles:
Wagner Rosário, que será controlador Geral do Estado; Hengel Ricardo Pereira, reconduzido ao cargo de secretário chefe da casa militar; Dr. Oswaldo Nico, que será secretário executivo da segurança pública; Coronel Cassio Araújo de Freitas, que será Comandante Geral da PM e delegado Arthur José Jean, que será Delegado Geral de Polícia Civil.
Tarcísio já havia anunciado outros onze responsáveis por pastas de SP:
- Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Transportes: Natalia Resende
- Secretaria de Governo: Gilberto Kassab
- Secretaria de Educação: Renato Feder
- Secretaria de Saúde: Eleuses Paiva
- Casa Civil: Arthur Lima
- Secretaria de Segurança Pública – Guilherme Derrite
- Secretaria de Assuntos Internacionais – Lucas Pedreira do Couto Ferraz
- Secretaria de Comunicação – Laís Vita
- Departamento de Estradas e Rodagem – Coronel Sergio Cordeiro
- Secretaria de Turismo – Roberto Lucena
- Secretário de Governo Digital – Caio Paes de Andrade (atual presidente da Petrobras)
Ainda sobre as secretarias de governo do Estado de São Paulo, Guilherme Affif, coordenador da equipe de transição, afirmou que o governador eleito não deve mexer na quantidade de secretarias a partir do ano que vem: são 23 pastas e continuarão sendo, mesmo que uma ou outra passe por alguma reformulação.
Uma das reformulações de Tarcísio dará lugar a secretaria de Gestão Digital, que será comandada pelo atual presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade. A pasta terá o objetivo de desburocratizar e tornar os processos do estado mais ágeis.