Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsas dos EUA fecham em alta após declarações de Powell no Senado

    Investidores aguardam os dados de inflação e seguem preocupados com o impacto da Covid-19 na temporada de balanços do quarto trimestre

    Artur Nicocelido CNN Brasil Business* , São Paulo

    O mercado norte-americano fechou em alta nesta terça-feira (11), após a audiência do presidente do Fed, Jerome Powell, no Senado norte-americano. Ele foi pressionado sobre quais serão as políticas econômicas que o Banco Central dos EUA tomará para combater a inflação.

    O Dow Jones ganhou 0,40%, aos 36.212 pontos, o S&P 500 subiu 0,74%, aos 4.705 pontos e o Nasdaq teve alta de 1,18%, aos 15.119 pontos.

    O chair do Federal Reserve disse que o banco central norte-americano precisa se concentrar mais na alta inflação do que no pleno emprego, enquanto avalia qual das duas áreas está mais longe de seu objetivo.

    “Eu diria que agora é a inflação” que requer mais atenção dos formuladores de política monetária, afirmou Powell em resposta à pergunta de um senador durante sua audiência de confirmação de renomeação perante o Comitê Bancário do Senado dos EUA.

    O Fed tem um mandato duplo determinado pelo Congresso para buscar uma política monetária que promova estabilidade de preços e pleno emprego. No momento, a inflação está mais de duas vezes acima da meta do Fed, enquanto o desemprego está de volta ao nível pré-pandemia.

    Powell, em resposta a uma pergunta durante sua audiência de renomeação perante o Comitê Bancário do Senado, disse que pode haver uma pausa nas contratações e no crescimento no curto prazo por causa da Ômicron, mas “deve ser de curta duração”, e nos trimestres seguintes a perspectiva pode ser “muito positiva” à medida que as infecções diminuem.

    E um artigo de discussão do Fed a respeito de moedas digitais de bancos centrais foi adiado no outono (no Hemisfério Norte), já que autoridades se concentraram em ajustar a política monetária, mas deve ser publicado nas próximas semanas, delcarou Powell.

    “O relatório realmente está pronto para ser publicado”, afirmou durante sua audiência de renomeação perante o Comitê Bancário do Senado dos EUA. “Será mais um exercício de fazer perguntas e buscar informações do público, em vez de assumir muitas posições”.

    Aumento dos juros

    Em sua última reunião, Powell e sua equipe definiram três aumentos dos juros em 2022, e na semana passada, sinalizaram que essa estratégia deve começar ainda em março – mais rápido do que o previsto anteriormente.

    De acordo com o The Wall Street Journal, a perspectiva de aumentos das taxas de juros iminentes e mais rápidos do que o esperado convulsionou os mercados financeiros este mês.

    “Apostando em um aumento da taxa já em março, os investidores passaram a vender títulos, elevando os rendimentos, o que, por sua vez, provocou negociações voláteis de ações, principalmente empresas de tecnologia”, informou o jornal.

    Tanto que, no fechamento de ontem, o principal índice de tecnologia recuou 10,9% em relação ao seu recorde em 22 de novembro, de 16.764,72 pontos.

    E quem também está de olho nos aumentos das taxas do Fed são os grandes bancos. As instituições financeiras ganham dinheiro cobrando taxas mais altas em empréstimos, e esses tributos tendem a aumentar conforme o rendimento das treasuries (títulos) do Tesouro de 10 anos valorizam.

    Na última segunda-feira (10), o rendimento da nota do Tesouro de 10 anos saltou para 1,779%, seu nível mais alto desde janeiro de 2020.

    Inflação

    Além de monitorar o aumento dos rendimentos dos títulos, investidores também aguardam ansiosamente dados de inflação nesta semana e o que isso significará para o aperto da política monetária do banco central dos EUA, de acordo com Peter Tuz, presidente do Chase Investment Counsel em Charlottesville, Virgínia.

    O analista também está preocupado com o impacto dos números mais recentes de casos de coronavírus na temporada de resultados corporativos do quarto trimestre, que começa no fim desta semana.

    As primeiras divulgações de resultados financeiros serão da gigante de frete JB Hunt Transport Services, da empresa de produtos de consumo P&G e da petroleira Baker Hughes.

    “As pessoas continuam preocupadas com a aparência da inflação e como o Fed vai agir para mitigar a situação”, disse Tuz.

    A política de Powell acontece em meio a dois riscos: aumentar as taxas e arriscar um período de desemprego prolongado ou fornecer estímulo para que a inflação mais alta se consolide e force um ajuste mais rápido.

    O Índice de Preços ao Consumidor de novembro subiu 6,8%, enquanto o índice de preços de Despesas de Consumo Pessoal, preferido pelo Federal Reserve, subiu 5,7%.

    *Com informações da Reuters

    Tópicos