Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Especialista afirma que bandeira vermelha não resolverá crise hídrica no Brasil

    Segundo Adriano Pires, risco de apagão não está descartado no país

    Da CNN , São Paulo

    Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), acredita que a bandeira vermelha, aumento da tarifa de cobrança na conta de luz, não resolverá a crise hídrica no país. A declaração foi dada para a âncora da CNN Daniela Lima.

    Segundo Pires, o governo tem tomado medidas contra a crise, mas elas chegaram tarde. O especialista afirmou, ainda, que a bandeira vermelha não funciona para frear o consumo, e sim para ressarcir as distribuidoras de energia que estão pagando mais caro ao utilizar a alternativa das termelétricas.

    Ainda que a população colabore com a economia de energia, de acordo com o especialista, o consumo residencial é uma fatia muito pequena do grande consumo de energia elétrica, que é majoritariamente feito por indústrias e os grandes consumidores.

    Para o governo, a partir de outubro, a situação vai melhorar após o início do período de chuvas, mas especialistas acreditam que isso não resolverá a crise porque entraremos em 2022 com os reservatórios com o patamar ainda muito baixo.

    Adriano Pires afirmou, também, que o risco de haver blecautes localizados no Brasil a partir de setembro é muito grande.

    Se nada for feito para diminuir o grande consumo de energia, é muito provável que tenhamos blecautes localizados no Brasil a partir da segunda quinzena de setembro. Outubro e novembro também serão meses críticos, afirmou o especialista.

    (Publicado por Evandro Furoni)

    Tópicos