Embraer e Raízen fecham parceria para produção de combustível de aviação sustentável
Em comunicado, Embraer afirma que irá se tornar a primeira fabricante de aeronaves a consumir combustível de aviação sustentável
A Embraer assinou uma carta de intenções com a Raízen para estimular o desenvolvimento de um ecossistema de produção de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês), disse a empresa neste domingo.
Segundo comunicado, a Embraer irá se tornar a primeira fabricante de aeronaves a consumir SAF que poderá ser distribuído pela Raízen.
A parceria faz parte da estratégia da Embraer de zerar a pegada de carbono de suas operações até 2040, uma vez que mais de 60% das emissões da companhia provêm do uso de querosene de aviação em testes de produção e voos.
A fabricante de aeronaves também planeja ter misturas de SAF representando 100% de seu consumo de combustível no Brasil até 2030, de acordo com comunicado.
“Como os maiores produtores de etanol de cana-de-açúcar no mundo, é natural estarmos olhando para uma possível oferta de SAF”, disse o vice-presidente de marketing e serviços da Raízen, Antonio Cardoso.