Elevação de crédito do Brasil se deve à política econômica do governo e o apoio da Câmara, diz Lira
Presidente da Casa classificou a decisão da agência Fitch Ratings como "uma importante conquista para a economia do país"
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a decisão da agência Fitch de elevar a nota de crédito do Brasil nesta quarta-feira (26) é “uma importante conquista para a economia do país”.
“A nova avaliação da agência se deve à política econômica do governo, que tem recebido todo o apoio institucional da Câmara dos Deputados. No primeiro semestre, aprovamos a reforma tributária, o Carf e o arcabouço fiscal. A Câmara não falta à sua responsabilidade com o Brasil e apoia todas as medidas do interesse do país”, escreveu Lira nas redes sociais.
[+] dos Deputados.
No primeiro semestre aprovamos a reforma tributária, o Carf e o arcabouço fiscal. A Câmara não falta à sua responsabilidade com o Brasil e apoia todas as medidas do interesse do país.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) July 26, 2023
A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou de “BB-” para “BB” a nota de crédito do Brasil, com perspectiva em estável.
De acordo com o comunicado da Fitch, a atualização da classificação de risco do Brasil reflete um desempenho macroeconômico e fiscal melhor do que o esperado “em meio a sucessivos choques nos últimos anos, políticas proativas e reformas que apoiaram isso e a expectativa da Fitch de que o novo governo trabalhará para melhorias adicionais”.
VÍDEO – Fitch eleva para “BB” classificação de risco do Brasil
A nota do Brasil foi rebaixada pela agência de risco em 2018 em meio à crise das contas públicas e pela demora da aprovação da reforma da Previdência na ocasião.
Apesar da melhora, a nova nota do país ainda indica um “grau especulativo”, o que significa que o Brasil está menos vulnerável ao risco no curto prazo, mas segue enfrentando incertezas em relação a condições financeiras e econômicas adversas.
(Com informações de Dimalice Nunes, da CNN, em São Paulo)