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    Electronic Arts pode ser próxima a ser comprada no frenesi dos negócios de jogos

    Empresa fez várias aquisições no ano passado, incluindo uma compra de US$ 1,4 bilhão da Playdemic

    Paul R. La Monicado CNN Business

    A aquisição de quase US$ 69 bilhões da controversa fabricante de jogos Activision Blizzard pela Microsoft ocorre apenas uma semana depois que a Take-Two Interactive, desenvolvedora de Grand Theft Auto, anunciou que estava comprando a Zynga, proprietária de FarmVille.

    Os jogadores (e investidores) agora estão apostando em qual empresa pode ser a próxima a ser conquistada. Wall Street parece pensar que a Electronic Arts, que faz a popular franquia Madden NFL de videogames de futebol, poderia ser o alvo mais provável.

    As ações da Electronic Arts (EA) subiram 4% na terça-feira (18). A empresa não fez comentários para a CNN Business quando questionada se poderia considerar uma venda ou fazer uma compra própria.

    A Electronic Arts fez várias aquisições no ano passado, incluindo uma compra de US$ 1,4 bilhão da Playdemic, desenvolvedora de um popular jogo de golfe móvel que era de propriedade da WarnerMedia, a empresa controladora da CNN, de propriedade da AT&T.

    Mas, a menos que a EA faça um movimento, está cada vez mais próxima de ficar de fora.

    O acordo com a Zynga dará à Take-Two Interactive uma presença maior em jogos para celular. As ações da Take-Two subiram 2% na terça-feira.

    E a Activision Blizzard agora terá, graças à Microsoft, um dos bolsos mais profundos do mundo para ajudar a desenvolver novos jogos (e potencialmente absorver os custos de qualquer ação legal vinculada a alegações de assédio sexual e discriminação).

    À medida que mais pessoas procuram jogar em seus telefones (além de consoles ou PCs), empresas como a Electronic Arts, bem como a Ubisoft, desenvolvedora de jogos francesa, podem precisar fazer mais para reforçar sua presença nesse mercado.

    As ações da Ubisoft subiram 9% na terça-feira, com os investidores apostando que também é uma perspectiva de aquisição.

    A Activision Blizzard já deu um grande passo no mundo mobile em 2016 com a compra de quase US$ 6 bilhões da King Digital, fabricante de Candy Crush.

    O fascínio dos jogos, um negócio lucrativo para a Apple graças às taxas que cobra pelos jogos comprados na App Store e no serviço Arcade, não passa despercebido por outros gigantes da tecnologia. Meta, empresa-mãe do Facebook, Google, YouTube, Amazon e Netflix se aventuraram no mundo dos jogos.

    As empresas de jogos também estão procurando construir uma presença no chamado metaverso, mundos virtuais que se tornaram mais populares entre os usuários mais jovens.

    “Os jogos são a categoria mais dinâmica e empolgante de entretenimento em todas as plataformas hoje e desempenharão um papel fundamental no desenvolvimento de plataformas metaverso”, disse o presidente e CEO da Microsoft, Satya Nadella, em um comunicado sobre o acordo com a Activision Blizzard.

    “Estamos investindo profundamente em conteúdo de classe mundial, comunidade e nuvem para inaugurar uma nova era de jogos que coloca jogadores e criadores em primeiro lugar e torna os jogos seguros, inclusivos e acessíveis a todos”, acrescentou.

    Parece que a Microsoft pode estar de olho na plataforma de jogos Roblox, que veio a público no ano passado e se tornou um fenômeno do metaverso.

    A Roblox agora tem um valor de mercado de US$ 46 bilhões, mais do que a EA e a Take-Two. As ações da Roblox subiram 2% na terça-feira.

    “O desejo da Microsoft de reforçar seu metaverso põe em questão as implicações para autônomos, incluindo Electronic Arts e Take-Two, ou mesmo um titular como Roblox e se eles estão em desvantagem técnica e financeira, se de fato o metaverso é a próxima fronteira de entretenimento interativo”, disse o analista da Stifel, Drew Crum, em um relatório na terça-feira.

    O acordo Microsoft-Activision também pode pressionar mais o conglomerado japonês Sony – fabricante do console PlayStation e operador da PlayStation Studios, sua divisão de desenvolvimento de videogames – para intensificar seu próprio jogo.

    Enquanto a Sony desenvolve uma série de jogos exclusivos para PlayStation, a empresa ficou atrás da Microsoft no lançamento de um verdadeiro concorrente do serviço de assinatura em nuvem Xbox Game Pass.

    As ações da Sony caíram 7% na terça-feira. A empresa não estava imediatamente disponível para comentários quando questionada sobre sua reação à compra da Microsoft.

    Mas as ações da rival japonesa Nintendo, que fabrica o popular console Switch, subiram cerca de 2%.

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