É melhor que Petrobras pague dividendos do que juros, diz Roberto Castello Branco
Ex-presidente da empresa ainda disse à CNN que a companhia é uma grande contribuinte de impostos, além de investir e gerar empregos
Em entrevista à CNN, o ex-presidente da Petrobras Roberto Castello Branco afirmou que “é muito melhor para a sociedade brasileira que a estatal pague bilhões de dólares de dividendos do que pagar bilhões de dólares amortizando dívidas e juros”.
Segundo Castello Branco, a empresa é uma grande contribuinte de impostos, além de investir e gerar empregos. Mesmo assim, a Petrobras tem sido alvo de críticas de parlamentares pela falta de interferência para reduzir os preços dos combustíveis.
“Acho que é um exercício inútil ficar de tempos em tempos tentando encontrar um vilão para os preços da gasolina e do diesel”, afirmou o ex-presidente da estatal.
Temos que olhar para soluções estruturais, que são em geral problemas sociais
Roberto Castello Branco, ex-presidente da Petrobras
O atual presidente da empresa, Joaquim Silva e Luna, afirmou, em audiência pública no plenário da Câmara dos Deputados, que o povo brasileiro pode, em momento de necessidade, “contar com a Petrobras”.
“Na hora que ela consegue produzir dividendos, o maior ganhador disso é o acionista majoritário (o governo)”, disse Silva e Luna.
Incerteza política
Castello Branco também falou sobre como o clima de instabilidade política no país afeta o preço da gasolina e do gás de cozinha. “Incertezas políticas geradas por um ambiente muito conflituoso acabam por ter efeitos negativos sobre a atividade econômica”, explicou.
“Incerteza significa menos investimentos e produtividade e isso, por sua vez, significa menos crescimento econômico, emprego e renda.”
(Publicado por Daniel Fernandes)