Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    É melhor atender grupos específicos que subsidiar toda a população, diz ex-ANP

    David Zylbersztajn disse que a redução da arrecadação dos estados pelo ICMS traria mais prejuízos à sociedade

    Produzido por Elis Francoda CNN , em São Paulo

    Em entrevista à CNN nesta sexta-feira (3), o ex-diretor-geral da ANP David Zylbersztajn afirmou que o projeto de lei que reduz a arrecadação dos estados pelo ICMS para controlar a inflação não trará impactos significativos, e defendeu subsídios apenas a determinadas categorias.

    “A questão do ICMS não é uma boa solução, principalmente porque o impacto na bomba vai ser muito pequeno e o impacto nos estados vai ser muito grande. O que se fala é que em vez de ter o subsídio generalizado, é melhor destinar auxílio a determinados grupos”, disse.

    “Eu acho que é um caminho melhor pensar em atender categorias específicas do que ficar distribuindo dinheiro público para todo mundo, principalmente para quem não precisa”, ressaltou.

    Para Zylbersztajn, classes como a de caminhoneiros, taxistas e pessoas menos favorecidas que dependem do botijão de gás, por exemplo, deveriam ser o foco das propostas de subsídios durante um período de inflação elevada.

    “Tem que tomar muito cuidado ao falar em subsídios, pois eles têm que ter uma finalidade específica, data para começar e para acabar. Senão vira algo estrutural, e a economia não precisa ficar sustentando subsídios eternamente”, concluiu.

    Tópicos