Dívidas do Fies poderão ser renegociadas a partir desta terça-feira
Governo federal estima que mais de 1,2 milhão de devedores poderão renegociar as dívidas estudantis. Abate de juros pode chegar a 100%
As dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão ser renegociadas a partir desta terça-feira (7). O anúncio foi feito na segunda-feira (6) pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
As instituições financeiras já estão preparando o sistema para operacionalizar as renegociações, segundo o ministro. O atendimento será feito presencialmente nas agências bancárias e por telefone 0800.
O governo estima que 1,2 milhão de estudantes ou graduados poderão renegociar as dívidas. Cerca de 300 mil são beneficiários dos Cadastro Único. Só no estado de São Paulo são 294 mil inadimplentes.
A medida poderá abater até 99% do montante principal da dívida e até 100% dos juros e multa, segundo o governo.
O anúncio foi feito após encontro de Camilo Santana com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar do assunto.
Também participaram da reunião a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, e o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.