Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cruise faz recall de toda frota de carros autônomos nos EUA para corrigir programação

    Medida está sendo implementada após incidente com pedestre por erro de detecção de impacto

    Peter Valdes-Dapenada CNN

    A Cruise, subsidiária de veículos autônomos da General Motors (GM), fez recall de todos os 950 veículos autônomos para uma atualização de software.

    No final do mês passado, Cruise interrompeu todas as suas operações de testes públicos enquanto investigava o incidente que levou ao recall.

    A GM anunciou na segunda-feira (6) que estava pausando a produção das versões de teste do Cruise Origin, um veículo autônomo que a GM e a Cruise projetaram em conjunto com a Honda. O Origin não tem volante nem pedais e atualmente não é operado em vias públicas.

    A GM caracterizou a parada de produção como o fim de uma série planejada de produção limitada de veículos de teste. A GM continua comprometida com a tecnologia de veículos autônomos, disse a porta-voz Aimee Ridella em comunicado por e-mail.

    A empresa estava sob análise após um incidente no início de outubro, quando um de seus carros atingiu um pedestre que acabara de ser atropelado por outro. O primeiro carro jogou o pedestre no caminho do veículo autônomo Cruise. Depois de atingir o pedestre, o Cruise AV tentou sair do lado da estrada para evitar causar uma obstrução.

    O veículo evidentemente não detectou que o pedestre ferido estava preso embaixo do veículo. A pessoa, que não foi identificada, ficou gravemente ferida após ser arrastada lentamente pelo asfalto por cerca de 6 metros, segundo documentos relacionados ao incidente.

    Algumas semanas depois, o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia suspendeu as licenças da Cruise para operar seus veículos naquele estado, alegando falta de cooperação na investigação do acidente.

    Cruise alegou que relatou rapidamente o incidente, conforme exigido pelos regulamentos, e cooperou totalmente com as investigações do DMV estadual e da Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário.

    Cerca de dois dias depois, Cruise anunciou que estava suspendendo todas as operações em todo o país enquanto investigava o incidente, o que aconteceu e a resposta da própria empresa a ele.

    A atualização alterará a forma como o carro responde após a detecção de um impacto. Neste caso, o veículo determinou incorretamente que foi atingido na lateral em vez de atingir algo na frente, de acordo com um relatório que Cruise apresentou à NHTSA.

    O relatório não detalhou exatamente o que a atualização de software altera, apenas que “corrige o problema descrito neste aviso”.

    Os carros podem voltar ao serviço assim que as atualizações forem concluídas, disse Cruise em seu relatório à NHTSA.

    A Cruise não vende seus veículos autônomos, então todos os carros são propriedade da Cruise ou da GM, que produz os veículos elétricos Chevrolet Bolt modificados. A própria empresa realizará as atualizações de software.

    Veja também: Lula a empresários: Vamos garantir estabilidade fiscal

    Tópicos