Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Críticas ao BC não são só nossas, mas também da população, diz líder do PT na Câmara

    O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) falou que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, precisa ir ao Congresso prestar contas sobre a taxa de juros elevada

    Fernanda PinottiDaniel Rittnerda CNN

    O deputado federal e líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR), disse à CNN que as críticas à taxa de juros do Banco Central não são apenas da base do governo federal. “A população, quem quer investir, todos são criticos a essa taxa elevada.”

    Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem orientado sua base a priorizar a pauta econômica.

    “Por isso tivemos várias reuniões com o ministro da Fazenda, Haddad, estamos articulando a votação da reforma tributária e temos essa crítica necessária aos juros abusivos, que dificultam a vida dos pequenos e médios empresários e agricultores”, disse.

    Dirceu falou que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, precisa ir ao Congresso prestar contas sobre a decisão de manter os juros altos, e sugeriu inclusive que ele se antecipe ao movimento de convocação dos parlamentares e vá ao Congresso de forma espontânea. “Vamos fazer questionamentos, sugestões e apontar caminhos diferentes.”

    De acordo com ele, não pressão ou interferência indevida do governo na autarquia, há a “necessária”.

    “O que a gente quer é diálogo e entendimento a favor do país”, falou. “Nossa luta não é de ordem ideológica, pessoal ou politica, é uma discussão sobre a vida das pessoas que a taxa de juros acaba impactando de forma decisiva.”

    Veja a entrevista completa no vídeo acima.

    Tópicos