Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Crescimento do PIB da zona do euro é revisado para 0,8% no 2º trimestre

    Revisão superou as expectativas de analistas, que esperavam uma manutenção da alta da segunda leitura, de 0,6%

    Dow Jones Newswires, do Estadão Conteúdo

    O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,8% no segundo trimestre ante o primeiro, segundo a terceira leitura do dado, publicada nesta quarta-feira (7) pela agência oficial de estatísticas da União Europeia, Eurostat. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam que a estimativa anterior, de alta de 0,6%, fosse reafirmada.

    Na comparação anual, o PIB da zona do euro teve avanço de 4,1% no segundo trimestre. A estimativa anterior havia sido de alta de 3,9%, que era também a previsão dos analistas.

    O crescimento do primeiro trimestre também foi revisado, de um avanço de 0,5% ante o trimestre anterior para um crescimento de 0,7%.

    Em meados de agosto, o Eurostat estimava crescimentos de 0,6% e 3,9%, respectivamente.

    A Alemanha quase não registrou crescimento, enquanto a França cresceu 0,5% em relação ao trimestre anterior e Itália e Espanha registraram expansão de 1,1%. O crescimento foi mais forte na Holanda, de 2,6%.

    Alguns países, como Finlândia e Portugal, revisaram para cima suas estimativas de crescimento, enquanto Irlanda e Grécia registraram expansão sólida após não terem estimativas em meados de agosto.

    O Eurostat apontou que os gastos das famílias contribuíram com 0,6 ponto percentual para o crescimento da zona do euro, após participação zero nos dois trimestres anteriores. Já os gastos do governo contribuíram com 0,1 ponto e a formação de capital com 0,2 ponto.

    A contribuição do comércio externo foi de 0,1 ponto negativo.

    Com informações da Reuters

    Tópicos