Credibilidade de prometer regra fiscal para daqui uns anos é zero, diz economista
Especialista comentou sobre as falas do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), ao dizer que o futuro governo trabalha em um novo modelo de âncora fiscal
Em entrevista à CNN, nesta sexta-feira (18), o economista Alexandre Schwartsman afirmou que a credibilidade em prometer uma nova regra fiscal “para daqui uns anos é zero”. O especialista em Economia da CNN comentou sobre as falas do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), ao dizer que o futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trabalha em um novo modelo de âncora fiscal.
“A cada momento que a âncora fiscal se chocou com a necessidade de o governo aumentar os gastos, quem ganhou? Qual que é a garantia que esse negócio não vai ser alterado no futuro se for necessário? Credibilidade de prometer uma ancora fiscal para daqui uns anos, para mim, é zero. Se o mercado for minimamente esperto, vai atribuir credibilidade zero também, pois essa é nossa história”.
Para Schwartsman, apesar de Lula ter acenado que deve haver responsabilidade fiscal em seu futuro governo, o que existe de concreto é um déficit que será muito maior do que o esperado.
“Por mais que ele [Lula] faça essas juras, concretamente, tem uma proposta de aumentar os gastos muito mais do que eles foram realizados este ano. O que significa que, olhando para frente, que vai ter um déficit muito maior do que aquele que estava sendo projetado”, disse.
*Veja a entrevista completa no vídeo acima.
*Publicado por Pedro Zanatta, do CNN Brasil Business.