Confiança industrial recua para todos os portes e nas 5 regiões em abril, diz CNI
Avaliação quase unânime é de que as condições da economia e das empresas estão piores do que estavam nos últimos seis meses
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), recuou para todos os portes de indústria (pequenas, médias e
grandes) e nas cinco regiões do Brasil em abril. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (25).
Além disso, houve recuo em quase todos os setores da indústria: 20 dos 29 registraram diminuição da confiança.
O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, afirma que há uma avaliação quase unânime entre todas as segmentações da indústria de que as condições atuais da economia brasileira e das empresas estão piores do que estavam nos últimos seis meses.
“A piora das condições atuais foi o principal causador do recuo disseminado da confiança em abril. No entanto, em relação aos próximos seis meses, a maioria dos setores industriais ainda demonstra otimismo”, aponta.
A sondagem consultou 2.018 empresas, sendo 806 de pequeno porte, 717 de médio porte e 495 de grande porte entre 3 e 13 de abril.
ICEI por porte, região e setor
Entre os diferentes portes, a maior queda foi para grandes empresas (-1,2 ponto). Apesar da baixa, esse recorte segue demonstrando confiança, ainda que moderada (índice de 50,5 pontos, próximo à linha divisória).
Para as regiões do país, as maiores quedas se deram nas regiões Nordeste (-2,2 pontos) e Norte (-2,0 pontos), que seguem confiantes apesar do recuo.
Entre março e abril, a confiança caiu em 20 de 29 setores, avançou em oito setores, e não variou em um setor da indústria. Com o resultado, oito setores fizeram uma transição da confiança para a falta de confiança.
Dessa forma, no mês de abril, há 10 de 29 setores da indústria confiantes e 19 com falta de confiança.
Publicado por Danilo Moliterno.