Confiança dos investidores da zona do euro tem queda inesperada em março
Houve declínio nas expectativas, uma vez que recuperação da economia na primavera (no Hemisfério Norte) corre risco de sofrer distúrbios
A confiança dos investidores da zona do euro caiu de forma inesperada em março pela primeira vez desde outubro, influenciada por um declínio nas expectativas, uma vez que a recuperação da economia na primavera (no Hemisfério Norte) corre o risco de sofrer distúrbios, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira (6).
O índice Sentix para a zona do euro caiu para -11,1 pontos para março, de -8,0 em fevereiro. Analistas consultados pela Reuters esperavam que o índice subisse para -6,3 em março.
Enquanto um índice sobre a situação atual subiu pelo quinto mês consecutivo em março, para -9,3, ante -10,0 no mês anterior, o fato de ter ficado em território negativo indica que a economia está, na melhor das hipóteses, em fase de estagnação, a pesquisa mostrou.
Um índice de expectativas, por outro lado, despencou após meses de melhora gradual ante mínimas de dois dígitos não vistas em um ano, caindo para -13,0 em março, de -6,0 em fevereiro.
“Esta fase de estagnação pode em breve se transformar em novos temores de recessão se as expectativas econômicas negativas se concretizarem”, disse o diretor-gerente da Sentix, Manfred Huebner, em comunicado.
“O crescimento da oferta monetária continua fraco e, junto com o aumento dos juros, deve ser um fardo sério para a economia no decorrer do ano”, acrescentou.
A pesquisa com 1.309 investidores foi realizada entre 2 e 4 de março, disse a Sentix.