Confiança do comércio sobe pelo 11º mês seguido em novembro, diz FecomercioSP
Índice, que afere as condições atuais, avançou 2,1% na margem, de 106,1 pontos para 108,3
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) subiu de 122,4 pontos em outubro para 125,2 pontos em novembro, o 11º avanço seguido.
O Icaec, variável do Icec que afere as condições atuais, avançou 2,1% na margem, de 106,1 pontos para 108,3.
O Ieec, que mede as expectativas para o futuro, subiu também 2,1%, de 152,9 pontos para 156,1. Já o IIEC, de investimentos, cresceu 2,8%, de 108,3 pontos para 111,3.
Traçando o parâmetro de comparação com igual mês de 2021, os três índices avançaram em 19,7%, 5,0% e 7,2%, nessa ordem.
A Federação avalia que, diante dos números e apesar da imprevisibilidade causada pela alta de juros, crescentes obstáculos fiscais, endividamento das famílias e fim dos estímulos, o empresariado se mostrou positivo em relação à conjuntura econômica.
O Icec contempla a percepção do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados).
De acordo com a FecomercioSP, as questões agrupadas formam o Icec, que, por sua vez, pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico.
A pesquisa é referente ao município de São Paulo, contudo sua base amostral reflete o cenário da Região Metropolitana.