Conab eleva previsão de safra de soja do Brasil e projeção de área para plantio
Estimativa é de 43,24 milhões de hectares em 2022/23, contra 42,89 milhões de hectares na previsão anterior
A safra de soja do Brasil 2022/23 foi estimada nesta quarta-feira (9) em recorde de 153,54 milhões de toneladas, projetou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), elevando sua projeção em pouco mais de 1 milhão de toneladas na comparação com a previsão de outubro.
Segundo relatório mensal da Conab, a estimativa foi revista em função de um crescimento maior na área semeada com a oleaginosa, cujo plantio está se desenvolvendo no país, maior produtor e exportador global de soja.
Já área plantada com soja no Brasil em 2022/23 foi estimada em 43,24 milhões de hectares, versus 42,89 milhões de hectares na previsão anterior.
Em termos de área, a Conab projeta um crescimento de 4,2% na comparação com a temporada anterior, enquanto a produção crescerá 22,3%, após a seca ter prejudicado severamente as lavouras no ciclo anterior.
“Esse acréscimo é explicado, entre outros fatores, pelo avanço em importantes estados produtores da agricultura em áreas de pastagens degradadas, ou ainda, da opção pela oleaginosa em detrimento a outras culturas devido à melhor rentabilidade”, disse o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, em nota.