Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com ovos em falta por causa de gripe aviária, produtor dos EUA vê lucro aumentar 65%

    Preços dos ovos no varejo aumentaram mais do que qualquer outro item no supermercado nos últimos meses, subindo 11,1% de novembro a dezembro e 59,9% anualmente

    Nathaniel Meyersohndo CNN Business

    Um aumento nos preços dos ovos apertou os clientes. Mas, mesmo com o aumento de seus próprios custos, o principal fornecedor de ovos dos Estados Unidos descobriu que pode ganhar ainda mais dinheiro com cada ovo.

    A escassez de ovos permitiu lucros e vendas trimestrais recordes na Cal-Maine Foods, a maior produtora e distribuidora de ovos nos Estados Unidos. A empresa produz marcas como Farmhouse Eggs, Sunups, Sunny Meadow, Egg-Land’s Best e Land O’ Lakes eggs.

    O lucro da Cal-Maine aumentou 65%, para US$ 198 milhões, durante os três meses encerrados em 26 de novembro em relação ao ano anterior.

    Um choque de oferta desencadeado pelo surto mais letal de uma gripe aviária altamente patogênica na história dos EUA elevou os preços. A gripe aviária matou mais de 50 milhões de aves nos Estados Unidos desde o início de 2022, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Não houve testes positivos da gripe aviária em nenhuma das instalações da Cal-Maine Foods.

    Como resultado, os preços dos ovos no varejo aumentaram mais do que qualquer outro item no supermercado nos últimos meses, subindo 11,1% de novembro a dezembro e 59,9% anualmente, de acordo com o Bureau of Labor Statistics.

    E como a oferta continua apertada e seus lucros aumentam, a Cal-Maine disse que espera que o surto continue afetando a oferta geral de ovos este ano. Em 28 de dezembro, a Cal-Maine registrou vendas trimestrais recordes de US$ 801,7 milhões, um aumento de 110% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

    A empresa disse que foi “impulsionada pelo preço médio recorde de venda de ovos convencionais” para seus clientes de varejo. O Walmart é seu maior cliente.

    O preço líquido médio de venda da Cal-Maine por dúzia de ovos convencionais no trimestre foi de US$ 2,88, mais que o dobro do ano anterior, disse a empresa.

    Os preços de venda da empresa para ovos especiais, que incluem ovos enriquecidos, livres de gaiolas, orgânicos, caipiras, criados em pasto e marrons, subiram 24,9% durante o trimestre, para US$ 2,37 por dúzia.

    “Os preços de venda significativamente mais altos, nosso foco duradouro no controle de custos e nossa capacidade de nos adaptar às pressões inflacionárias do mercado levaram a uma melhoria geral da lucratividade”, disse Max Bowman, chefe financeiro da Cal-Maine, em comunicado.

    As ações da Cal-Maine aumentaram 47% no ano passado, atingindo recordes. Até agora neste ano, as ações da empresa estão estáveis.

    Tópicos