Com novo prazo, IBGE espera um milhão de inscritos no concurso para o Censo 2022
Instituto mira em estudantes e jovens em busca do primeiro emprego para o preencher vagas de recenseador
Nas duas semanas em que estiveram abertas as inscrições para o concurso para o Censo de 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recebeu cerca de 650 mil inscrições.
O número ficou abaixo das 800 mil esperadas, o que levou o órgão a prorrogá-las até 21 de janeiro. Em coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (3), foi anunciada a nova meta: um milhão de candidatos.
Ao todo, o concurso oferecerá 206.891 vagas temporárias, para todas as unidades da federação e quase todos os municípios.
Embora haja vagas para agente censitário municipal, agente censitário supervisor e recenseadores, a preocupação do órgão é ampliar as inscrições para o último cargo, que oferece o maior número de postos: cerca de 183 mil. Para a função, há aproximadamente de 340 mil inscritos.
Coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Taranto Malheiros destaca que a prorrogação das inscrições era algo já esperado pela organização, por conta do curto prazo de inscrições e do período em que ela caiu, no fim do ano, em período que contemplava o Natal e terminava às vésperas do Réveillon.
“É uma oportunidade para as pessoas que estavam em trabalhos temporários, típicos de fim de ano. Agora há estudantes de férias e muita gente que começa a se preocupar com novas oportunidades justamente no primeiro dia do ano. É uma fonte de renda e oferece novas experiências profissionais. Atende a jovens em busca do primeiro emprego e estudantes, que buscam posições de meio período”, explica Malheiros.
Os candidatos precisarão quitar as inscrições até o dia 16 de fevereiro e farão provas em 10 de abril. O resultado sairá no dia 20 de maio. A partir de então, os aprovados serão convocados e chamados para um treinamento, de caráter eliminatório e classificatório antes de efetivamente iniciarem nas funções.
Os aprovados que apresentarem frequência de pelo menos 80% nas atividades terão direito a uma ajuda de custo para transporte e alimentação.
As inscrições estão disponíveis no site da FGV, onde é possível consultar todo o edital e as condições para pleitear isenção de taxa de inscrição, que varia de R$ 57,50 a R$ 60,50.
O objetivo do concurso, além de garantir a realização da consulta, é assegurar que o IBGE seja capaz de procurar, presencialmente, cada um dos mais de 71 milhões de domicílios do país, para produzir estatísticas populacionais atualizadas.
As em uso no momento remetem ao Censo de 2010. Isto é, com defasagem de 12 anos.
Sobre o cenário de um eventual agravamento da pandemia, com a expansão da variante Ômicron, Malheiros destacou que o instituto não avalia a possibilidade de um novo adiamento da consulta, originalmente prevista para 2020.
“O IBGE realizará o Censo em 2022. Não há em análise nenhuma outra alternativa no momento”, assegurou.